Sacolas plásticas x Meio Ambiente

As sacolas plásticas ou saquinhos de supermercado são uma “praga” moderna que deve ser aos poucos abandonada por todos nós. Saiba mais sobre seus malefícios e como eliminá-la de sua vida.

Semana passada eu estava na fila do caixa do supermercado e a mulher a minha frente tinha umas compras imensas de verduras e frutas, tudo em sacos plástico, claro. Na hora que o caixa começou a colocar tudo nas sacolas plásticas, a cliente entregou outras ecologicamente corretas, que são tipo TNT. Pronto, mais 10 minutos de atraso.
Ah gente, o meu sangue ferveu – hein ? eu sou super calma – e a outra cliente que estava atrás de mim, e falando aos berros ao telefone, bateu no meu ombro e falou algo que nem ela mesma sabe.
Eu sou lady e não nego, faço cara: não sei, não moro nessa rua.

Cheguei em casa super cansada e fui falar para o marido :
– Ora, esse povo é muito palhaço, a mulher com UM MONTE de sacos plásticos já e fez questão de juntar tudo em outras ecologicamente corretas.
É a bebida na cabeça desse povo ? Ou falta de uma pia de louça ?

Hoje precisei ir novamente ao supermercado.
Pasmem!
Comprei minhas 3 sacolas ecologicamente corretas. Agora vamo simbora viver e saber se funcionam né ? Será ? Vou fazer minha parte.
Quando eu cismo em ser gente, neguinho nenhum me segura.

11 comentários sobre “Sacolas plásticas x Meio Ambiente

  1. Aqui no mercado todos me olha com cara de louca, pq eu dispenso as sacolas, vou carregando na mão, enfiando dentro da bolsa, mas eu não quero mais usar sacolinhas de plastico.
    Estou atrás de uma “eco bag” pra deixar no carro.
    Até encontra-la, vai na mão mesmo.

    Essa dor na consciencia eu não vou ter,

    1. jose roberto

      Renata.

      As sacolas não tem asas, nem nadadeiras, se estão em lugar errado é que alguém as descartou indevidamente.
      Olha só…o que os supermercados tem que fazer, é aumenar a espessura das sacolas, dimuniríamos sensivelmente elas do meio ambiente. E o poder público fazer coleta de lixo seletiva, nós agamos impostos para isso. É muito simples jogar a responsabilidade nos outros ou em produtos.
      Quando você enche sua sacola Eco Beg, você compra shapool, arroz, feijão, óleo, etc…
      Tudo isso é feito com a mesma maeria prima … polietileno…você tem lugar certo para descarte desses plásticos? Você não acha que os rios, bueiros, também serão entupidos com esses materiais ? Por que ‘somente a sacola?
      Porque a sacola é dada para você acondicionar suas compras e é custo para eles.
      Quando um mercado pede a você para trocar as sacolas plasticas usuais por outra ecologica, ele está ganhando dinheiro, ao você comprar.
      E dependendo do mercado ainda incentiva com descontos de centavos, onde eles gastam muito para dar a você a comodidade de levar suas compras.
      O governo deveria incentivar as industrias de reciclagem, você não acha?
      Você sabia que o plástico é 100% reciclável?

      Não sou contra sua opinião..mas pense.

  2. Je, onde é que vc comprou essas?

    Eu quero umas mas não to afim de fazer propaganda das lojas que as vendem. A tua parece genérica, mas totally fashion.

    Dá a dica ai!

  3. Também fiz isto de usar sacola de pano no mercado, mas a pergunta que não quer calar é: e os lixinhos do banheiro ??? Utilizaremos sacos de papel neles também ?
    Ó dúvida cruel ! Assim eu não vou pro céu ! As sacolinhas me perseguem

    1. jose roberto

      Ana Barros.

      Se você não sabe 80 % das sacolas plasticas estão no lixão com lixo organico.
      Existem catadores que ganham seu pão de cada dia, catando-as e enviando a industrias de reciclagem, isso é um ciclo.
      Será que vamos voltar aqueles tempos de colocarmos nossos lixos em jornal? Aí sim, vamos ter uma contaminação geral…fora as pragas, baratas, etc…
      O importante é que os supermercados engrossem suas sacolas, porque teremos menos sacolas na natureza.
      Olha só, respondi para Renata.
      Quando você vai ao supermercado, tudo é embalado em plastico, desde shampool, o açucar, o café, o feijão, teus produtos de beleza,o papel higienico, etc… Para onde vão estes plásticos? Também não entopem buieros ?
      Por que só as sacolas é a vilã ? Tem alguma coisa atrás disso não acha?

  4. Jane Murback

    eu abandonei as sacolinhas plásticas porque a qualidade delas é sofrível, não servem nem pra lixeira, já que rasgam facilmente. Além disso, são tão ralés que, com o peso, a alcinha vira um fio capaz de cortar o braço da gente no transporte.

    Agora se a sacolinha servir para ser utilizada na lixeira, eu acho que compensa, porq é difícil achar saco de lixo pequeno.

    But, eu, neurótica de guerra assumida, “odío” sacolinha na lixeira. Compro saco de lixo branco pequeno, a módis que dispensei as sacolinhas faz tempo.

    1. jose roberto

      Você tem razão Jane.

      Um dos fatores para reduzirem as sacolas plásticas no meio ambiente, é justamente os supermercados engorssarem a espessura das sacolas deles.
      É simples…as sacolas de shopping, não vão para as lixeiras, porque geralmete são grossas e lindas…elas são guardadas com carinho.

      JR

  5. olha… eu particularmente pego o mínimo de sacolas possível…… claro que tem hora que não dá porque elas estão cada vez mais finas e vagabundas…… mas sempre tento economizar… eu respeito mesmo… acho que faço minha parte como cidadã….. pode ser ridículo mas penso muito nisso…… quero umas sacolinhas dessas!!!!!!!!!!!!!!! vou tentar achar aqui no Brasil!!!! Adorei a idéia!!!!!!!!!! Bjs!!!

  6. Pingback: Sacoleira « Mulheres (Im) Possíveis

  7. jose roberto

    Amigos (as ).

    É muito bom saber quem pode estar atras disso sobre as sacolas plásticas.
    As sacolas, não tem asas, nadadeiras, se elas estão em lugares indevidos é que alguéum as descartou incorretamente.
    Você sabiam que a energia contida em 1 kg de plástico equivale a 1 litro de óleo diesel, e é a nergia mais barata de todas?
    Em 2006 fizeram um estudo de consumo por país, vejam abaixo :
    40 % na Asia
    24 % na America do Norte
    23 % na Africa e Oriente Médio
    6 % na America Latina
    3 % nas demais regiões.

    Vamos agora para consumo anual , em alguns paises em per capita em Kg , em 2006 :

    Belgica 160 kg
    Taiwna 120 kg
    EUA 112 kg
    Chile 29 kg
    Argentina 28 Kg
    Brasil 23 kg

    Será que todos os bueiros da Bélgica estão entupidos? Ou será que os esgotos são diferentes do nosso?
    Uma coisa para pensar…não acham?

    Outra coisa , já viram alguma foto, de bueiros entupidos por sacolas plásticas ?

    Será que não esta existindo um lob muito grande dos supermercados para que seus clientes comprem as sacolas ditas ecológicas, só assim eles não mais arcariam com os custos das mesmas.

    Algumas Alternativas.

    Para os supermercados :

    Aumentar a espessura das sacolas plásticas, não colocariam mais três sacolas uma dentro da outra para colocar 6 kg de produtos.
    Isso reduziria sensivelmente as sacolas na natureza.

    O Governo fazer seu papel, e fazer coleta seletiva, como nos outros países.

    Fazer um trabalho de Educação sobre como descartar as sacolas.

    Você sabem que as sacolas são 100% recicláveis?

    Vai ai minha opinião !
    O que eu não quero que o povo sofrido pague mais uma conta por falta de poder publico !

  8. gilson de deus lopes

    ” Não podemos continuar produzindo lixo e consumindo as riquezas da terra “.

    Se o fato de simplesmente aumentar a espessura da sacola resolvesse, os países mais desenvolvidos do mundo não estariam banindo a sacola plástica ( sua fabricação na Itália foi proibida em 01.01.11 ).
    No Brasil jogamos na natureza 13 bilhoes de sacolas por ano, que resistem até 400 anos.
    Todo o custo de embalagem está incluido no custo do produto, portanto sacola mais grossa = custo mais alto= preço de venda mais alto.

    O ideal é usarmos qualquer tipo de embalagem retornável, a natureza agradece e o preço de venda do produto tende a cair.
    Na minha pequena empresa substituimos o copo descartável por copo de plástico, estamos deixando de colocar na natureza 90.000 copos plásticos a cada 05 anos. Este é um exemplo simples e banal.
    Não vamos perder nosso tempo relutando….VAMOS FAZER ALGUMA COISA, …….se não for por nós que seja por nossos filhos e netos.
    Bjs,

Deixe um comentário

