Perguntas

Meu filho João, de quase 3, me perguntou:

 

– Mamãe, o que é ÓTEMO?

Ai, acho que é melhor eu falar direito com esse menino, e tentar mudar meu vocabulariozinho tosco. Pelo menos quando eu estiver no meu papel de mãe que tem que dar exemplo.

– Mamãe, o que é BURACO NEGRO? 

Os programas da Cultura são tão astronômicos, neah? Eu expliquei que é um pedaço do céu sem estrela (é isso meixmo?).  Detalhe: o pobre quase nunca viu estrela, levando em conta que mora em sampa city. Ô dó.

– Mamãe, o que é ISSO?

Pepéia, filho. Alguém sabe o feminino de pipi?

Tomara que a próxima pergunta não seja DE ONDE VÊM OS BEBÊS.

Tenho saúde pra isso não. Esse boneco tem manual?

8 comentários sobre “Perguntas

  1. Aff que acompanho blog desde o nascimento dele mas essa é a primeira vez que comento, tirando um coment de uma das promoções, mas esse nem conto… então eu sei como é essas perguntas apesar de não ter filhos tenho uma irmã que é além da idade dela, então perguntas comuns de crianças de 3 anos anos ela já tinha feito aos 2 anos e até hoje é assim… fora as coisas que acaba vendo sem querer na televisão e depois vem perguntar…

    Pensa na saia, calça, calcinha e sutiã justos…

  2. É, infelizmente a TV decaiu muito na área de ciências, especialmente voltada para as crianças. O que acho uma grande pena.

    A grosso modo buraco negro é uma “coisa” onde a força gravitacional é tão grande quem nem mesmo a luz pode escapar.

    O problema é que primeiro você precisa explicar força gravitacional para uma criança.

    Pode dizer que é como a força de um imã, que atrai as coisas, é por isso que agente pula, mas não sai “voando” por aí, porque a força gravitacional nos atrai de volta.

    Seria bom ter um imã e mostrar que mesmo quando se coloca um clips de papel pouco longe, ele atrai o clips.

    Por isso para um foguete “sair” da Terra ele precisa de uma energia muito grande, para conseguir sair desse “campo de atração”, o mesmo pode ser demonstrado com o clips, que a uma certa distância o imã não conseguirá atraí-lo.

    Um buraco negro é mais ou menos isso, só que nem a luz com segue ter energia suficiente para sair do buraco negro.

    Com as outras perguntas eu não posso ajudar em nada, heheh

    Abraços

  3. silvia de campinas

    GENTE TENHO QUE ME POLICIAR PARA NAO VIR AQUI….
    POIS NAO QUERO MAIS SAIR!!!!
    CARAMABA MEU!
    BJCAS
    ATE O ANO QUE VEM DESSE JEITO NAO DA!

  4. Rafael Batista

    Buraco Negro é uma região do espaço onde o campo gravitacional é tão forte que nada sai dessa região, nem a luz; daí vermos negro naquela região. Matéria (massa) é que “produz” campo gravitacional a sua volta. Um campo gravitacional forte o suficiente para impedir que a luz escape pode ser produzido, teoricamente, por grandes quantidades de matéria ou matéria em altíssimas densidades.

    Acho é um conhecimento ultra mega inútil pros fiótes, né ?
    Depois de falar isso tudo eles dirão: “oi?”
    hehehehe

  5. silvia de campinas

    bom, ja eu tenho um filho de 5 anos, ele ja esta me passando o tamanho com 1,20 ou mais ja parei de me assustar!!! rs
    e ele parece entender de tudo um pouco….
    claro que com minha vasta esperiencia, rs rs
    sempre procuro nao deixar com que ele veja as coisas da tv.
    mas como ele é bem espertinho acaba vendo muitas coisas. é que ele tem duas casa…. a do pai dele, e claro a minha!
    nao é facil!
    mas o pai ajuda quando pode….mas ja que sei que nao posso controlar tudo , eu procuro estudar o que vou falar!
    mas na hora a gente sempre se assusta.
    desenhos de hj nao da nem para comentar…fala serio!
    mas os bons filmes tem de tudo tbm….
    entao eu louca que sou vou logo abrindo a boca falando que tudo é de mintira nada pode e porque!
    as veses faço ate um teatro enorme para ele entender como eles fazem tudo aquilo.
    sangue é groselha.
    chutes é de lutinha de meninos.
    bom ja o beijo, eu sempre gagejo…rs
    mas eu finjo que sei de tudo….bhah

Deixe um comentário

