Renovação de CNH

Pessôs, me encontro numa sinuca de bico. Estou com problemas sérios, entre eles o fato de ter que renovar minha carteira de motorista pela segunda vez.

Isso denuncia minha idade, o que já é gravíssimo. Mas não é tudo. Para renovar minha carteira tenho que fazer uma provaaaaaaaaa escrita sobre Direção Defensiva and Noções de Primeiros Socorros no Trânsito, já que quando tirei minha primeira carteira não exitia isso. O arco-íris era preto e branco.  Amarrava-se cachorro com lingüiça.

Faz assim.

Imprime a apostila (já imprimi, trocentas páginas mas a letra é grande e tem desenhos, tks God) e estuda. Aí liga no CFC – Centro de Formação de Condutores mais próximo, marca uma hora e pimba! faz a prova. Só que só tem CFC onde tem calor humano, moeto calor humano. Entenderam? Vou explicar com uma frase negativa. Não tem CFC no Shopping Iguatemi, brigadão.  No meu caso, farei ou faria a prova na Teodoro Sampaio, em Pinheiros, em São Paulo.

Então, o “faria” é por conta do jeitinho brasileiro. É possível fazer a prova sem fazer. Melhor. É possível ser aprovada sem fazer a prova. Mas custa a bagatela de uns 3 pares de sapato dêgnos (na promô de inverno, que invade sampa city). Além disso é contra meus princípios. Só que quando penso em minzinha sentada em uma carteira de primário numa sala na Teodorão sob o risco de ser reprovada…. meus princípios vão pro fim da fila. Mas o desejo de ter sapatos sapatos sapatos talvez me faça estudar.

Fineza não me darem lição de moral nos coments. Inferno astral grau 3 – RED – Plus advanced.

E a pergunta é a de sempre. Isso é glamour?

16 comentários sobre “Renovação de CNH

  1. rosa monica

    Jane, ñ se preocupa, pois a prova ñ é dificil, fiz em outubro do ano passado, e nem estudei muito,pois tava c/ bebê de 3 meses. Vai dá td certo.
    Bjos

  2. Pode acreditar que quem dá esse “jeitinho brasileiro” (que, afinal, é mundial…) é justamente quem não segue as regras. Não vale a pena esquentar a cabeça, o mal feito sai caro. É fácil, vai lá e “manda ver”!

  3. Jane vai lá faz a prova não é difícil não, eu não gosto muito do assunto CNH, trauma sabe, tipo fazer tudo, pagar tudo, fechar a prova num errar uma questão e na hora da baliza fazer merda, tenho um trauma de dirigir, não pergunte qual kkkkkk mas eu perco toda a minha classe, meu glamour( eu tenho isso???) e entro em pânicooooo, visualiza a cena eu entro no carro para fazer a baliza e não sei como atropelo o cara do detran, desconfio que tem meu nome em alguma lista negra do detran e mesmo que eu faça tratamento e me levre do trauma eu nunca mas tiro a carteira kkkkk ô vida

  4. srinsonia

    Bem, pelo que entendi a dúvida é:
    1. Jeitinho brazuca
    1.1. gastar uns trezentão (é isso que custa três sapatos ?)
    1.2. resolver o problema com apenas uma visita um um lugar semi chique
    OU
    2. Fazer tudo de acordo com a legislação vigente 🙂
    2.1. comprar 3 sapatos;
    2.2. estudar uma apostila cheia de informações “úteis”
    2.3. passar uma tarde com belas companhias em um ambiente limpo e saudável como o Detran

    Riscos:
    1. usar o “jeitinho” e ficar sem os sapatos & estar sujeita à fiscalização de alguma policial infiltrada de leitora do blog
    2. visitar o maravilhoso Detran perdendo algum tempo & ter que aguentar uma fila interminável de pessoas (90% homens)

    Considerando que estou andando com carta há alguns meses (nem me pergunte quantos…), não sou a pessoa indica a opinar…
    Mas como sou metido a opinar em tudo:
    – sei que vc vai tirar de letra a prova
    – com o dindim vc pode comprar um sapato, um presentinho bacana pra mim e ainda sobre pra um café na Kopenhagen. 😉

    (Na verdade acho que eu pagaria mas não vou admitir isso pq tenho medo de realmente ter um agente infiltrado aqui.
    A próxima mensagem será na língua do “P”, tá ?)

  5. Eu deu uma sorte do garai!!! Tirei a minha UM MES antes da nova lei entrar em vigor… e como tenho carteira aqui, nao preciso renovar nada ai… mas colega, acredite: tirar carteira aqui é três vezes pior do que ai… vai lá, respira fundo e encara mana! taxi e ônibus é MUUUUITO pior

  6. Fui mais além na falta de glamour: fiz a prova no Detran mesmo, aquele de perto do Ibirapuera, onde os banheiros não possuem papel nem tampa no vaso e 99% do público participante é homem e fedorento – e era verão, fui em fevereiro. Tudo pra não ter que pagar :o)

    Passei, mas tinha cada pergunta cretina que vou te contar, viu. Perguntaram quantos pontos e qual o valor da multa que a gente leva se um gualda te pegar falando ao celular no volante. E eu lá vou saber? Isso não tinha na apostila. (assinalei que é infração gravíssima e escolhi o maior valor de multa que tinha nas alternativas, deve estar certo, já que passei :o) )

    Beijos pra você, boa sorte!

  7. Carolina

    Olá, Jane,
    Já passei por isso e foi ai que descobri que no site do Detran de SP você fazendo o cadastro você pode fazer provas simuladas. Detalhe, as questões são iguaizinhas as que caem na prova, ou seja, muito dificil reprovar.
    Eu só estudei por ali, nem peguei na apostila.
    Aproveite e pegue o dinheiro para comprar sapatos para você!! rss
    beijos, Carol

  8. Então Jane… meu caso é parecido com o seu.
    Eu terei que renovar a minha carteira em novembro, mas parece que aqui na minha cidade, além disso ainda tem que participar de um curso de uma semana! E pior, é pago.
    Parece que pra fazer certinho é cem conto, e pra fazer “erradinho”, é duzentos.
    Aí fico na dúvida tembém: ou pago, ou além da prova, ainda enfrento uma semana com os tais caras fedorentos e suados. É mole!

  9. Ale Fiorini

    Jane,
    Fia, fiz minha carteira agorinha (prá poder ter desconto prá deficiente, ops) e tem um CFC na Cunha Gago… vc estaciona na Alo Bebê, claro que vai lá e compra qualquer coisa (aliás está em liquidação) e anda 1 quarteirãozinho prá trás, é lá, a prova é facílima (paguei 40,00) e on-line, olha só que chique, vc vai se sentir em casa. Tá, em casa não que lá é um muquifo, mas pelo menos tem putadô.
    E já recebe seu certificate no dia seguinte, olha só: estaciona na Alo Bebê, vai lá e compra qualquer coisa (aliás está em liquidação) e busca o certificado.
    AHHHH! Eu tive que fazer a prova de direção também, é aí que o bicho PEGA, é laáááá no Shoppping Aricanduva, o úc do mundo, dá umas 3 horas de casa (Radial Leste e Av Aricanduva até prá lá do final), o teste é bába, mas o examinador pediu $ (muito discretamente), eu não dei, e agora minha carta veio “errada”, e assim o prazo que seria 10 dias aumentou para 30, ó que coisa!
    Não caia nessa de propina, compre seus sapatos e manda esse pessoal trabalhar prá ganhar dinheiro, que ném nóis.
    Bjs
    Ale

  10. Puts, essa semana estava pensando nisso tb..a minha vence ano que vem, em março, e dai caiu a ficha q tb terei que fazer a prova..ai ai ai. Depois me conta o que decidiu. Bjs

  11. Pingback: Passei - URRU « Mulheres (Im) Possíveis

Deixe um comentário

