Açaí, O Pretinho Básico dos Paraenses

Imagina se você chega numa baiana e diz pra ela “Me dê um acarajé, mas capricha no leite moça”

Ou num gaúcho e pede “O meu chimarrão com bastante catchup”

Eca ne?

Meupaetê! É isso que vocês fazem com o açaí dos paraenses. Égua, Me interna!

Açaí é nosso, a gente manda, tá bom?

Esse é o açaí em estado bruto e essa é uma árvore de açaí

 

E a gente ordena que ele seja tomado como a gente toma, puro, grosso.

Aqui em cada esquina tem uma máquina de açaí, é só procurar uma bandeira veremlha, daí tem a seguinte tabela:

Açaí Papa – Grosso que a colher para de pé dentro da vasilha

Açaí Bispo – (por causa da papa, pegou?) meio termo

Açaí Padre – Aguadinho e barato

Água da bacia – Nem queira saber.

Seja lá qual for a densidade do açaí que seu bolso suportar pagar, nunca, mas nunca você deve cometer crimes como colocar cereias, granola, banana, morango e outras aberrações. NUNCA. Os parenses mortos se reviram no túmulo. E os vivos sentem vontade de vomitar.

O certo é toma-lo com farinha de tapioca, ou farinha d’agua (se você tiver um bucho bom, porque tufa que é uma coisa), com ou sem açucar, e só. A gente aqui almoça e depois bate uma tigela do nosso “petróleo querido”, do jeitinho que eu falei, absudamente gelado e puro.  Ou então come junto com camarão, charque, pirarucú. Existem restaurantes especializados, em que você faz o prato  com os acompanhamentos e pega uma tigela. E jamais como energético, aqui tomar açaí depois do almoço é sinônimo de dormir a tarde inteira “Quer açaí?” “Hoje não, tenho que trabalhar”, é o nosso Lexotan natural.

 

         Certo

 

 

         Errado

 

p013_1_00 Veja que até o Winkipédia sabe que a gente abomina a mistura que vocês fazem

Pronto, se mesmo depois de toda essa informação você ainda quiser assassinar nosso pretinho básico, “goarrédi” negada! Mas pelo menos pensem em mim e sintam remorsos dessa atrocidade, na hora de misturar o nosso açaí com os “Cereal Killer” de vocês.

 

 

P.S

Aqui a gente aprende a tratar bem a nossa fruta, de berço!

 

açai 010açai 015

açai 019 açai 016

Anúncios

49 comentários sobre “Açaí, O Pretinho Básico dos Paraenses

  1. Eu ainda não provei dessa iguaria pq aqui no sul é meio difícil de encontrar. Mas meu marido esteve em Manaus recentemente e outro dia ele disse que estava sentindo falta do suco de açaí. Deve ser bom mesmo!

  2. Tá certíssima em defender sua tradição!
    Eu tive náuseas só de ler “acarajé com leite moça”. Ah, a propósito, é “um” acarajé e não “uma”! 😉

    E eu não consegui tomar açaí de jeito nenhum, nem em suco e nem misturado com nada e nem puro. É questão de cultura de paladar. Tem gente que não se adapta ao dendê jamais… fazer o quê???

    Mas essa de não ser energético e ser lexotan natural… foi nova MESMO!!!

    Bjo!

  3. Essa cultura do Brasil é uma coisa louca ! Eu nunca tinha ouvido falar de ‘açai c/ peixe” quando vi uma receita na TV me deu nauseas imaginar o gosto do açai com peixe rsss sempre comi c/ granola e banana rsss ( desculpa aí…) e adoro !!!! agora almoçar e comer açai depois… só Jesuissss ! rsss

    1. wilerson almeida

      se vc nunca comeu açai com peixe, poxa vc não sabe o que ta perdendo!! é uma DELICIA, para falar a verdade o açai é bom para comer com qualquer carne!! menos com banana e essas outras coisas com que o misturão!! kk abc e soa Amapaense

  4. Ale Fiorini

    O máximo que tem aqui em SP é açaí na tigela, aliás, é o único tipo, aí como já está na tigela vc completa com o que quiser… meu filho adora, mas, pro meu gosto, Lu, só botando uma bananinha ou granola prá descer!

  5. Eu nunca comi açai, aqui (em recife) tem em todo canto, mas na maioria das vezes do jeito errado mesmo, nunca comi pq acho tão pesado…

    ps- se quiser colocar leite condensado na tapioca, ou queijo com calabresa eu não ligo não viu?? fica tão bommmmmm

  6. É como tapioca… não me venham com todas esses recheios que inventaram agora… tapioca pra mim é com coco ou com manteiga!!! Nada de leite moça e nescau, ou frango desfiado e catupiri… eu pedi tapioca, não foi pizza!!!

    Minha irmã foi pro Norte nas últimas férias e qdo ela falou como come açaí eles disseram que fazia mal, capaz até de matar hihihii
    Mas eu adooooro açai… com banana, castanha, amendoim e farinha láctea… uuuhhhmmm chega deu água na boca! E eu acabei de almoçar!!! Sorry lu!!!

  7. Ai mana, nunca comi!!Deu vontade agora de experimentar!!
    E vc tem razão, comidas típicas devem ser consumidas na sua maneira…Báh, chimarrão com cathup, tá louco meu rsrsrsrs.
    Minha bebida favorita!
    Beijoss

  8. Angélica

    Midepila, pois eu amo açai com granola e banana….

    Nunca experimentei dos seus modos aí de cima… Mas estou aberta para a experiência…

    adoro vcs!

  9. Lenita

    Lu, não conhecia açaí até que uma paraense veio trabalhar comigo, e o comia com a tal farinha (que é cara prá xuxu e difícil de encontrar por aqui). Aprendi que é altamente calórico, então nunca passei do suco ou do sorvete de açaí. Aí pode, né? Não deturpa a iguaria, né? Aí vcs paraenses não ficam magoados com os caipiras de SP, né? Bjs

  10. amooooooo açaí!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! meus pais são do Pará né, e como boa paulista filha de paraenses amo cupuaçu, açaí, tacacá………amo farinha de tapioca, o q é aquilo, até pura é boa!! e açaí na casa da minha mãe, ela q faz, com a polpa congelada(fazer o q né, aqui em sampa é ruim de achar fresco), com açúcar,farinha de tapioca e muito gelado, aff, delícia!! melhor q açaí só doce de cupuaço, affffff….

  11. Ani

    Lu

    já comecei tomando açaí do jeito errado, com banana e granola em SP…

    o curioso é que um dia encontrei um potinho de GELATINA de açaí aqui no Japão!!! na verdade parecia um pudim,
    made in Brazil…não tive dúvida, comprei p/ experimentar e ERA BOM demais! rs
    acho que os japoneses não aprovaram, pq nunca mais encontrei na loja…

  12. Ai lu,
    Vc vai querer “morrer de catapora”!!!
    Perto de casa tem uma casa de sucos muito boa e a “especialidade´” é açai na tigela, ai tem um buffet, vc pega a sua tigelinha e enfia dentro tudo o que imaginar, são mais de 30 opções, incluindo granulado e chantilly, manja????
    Mas o meu é basiquinho, não sou muito fâ não, mas sem banana e granola não vai.

  13. Menina, leio todo santo dia esse blog e me mato de rir.
    Meu avô nasceu em Belem e morou aí até os 25 anos. Veio para SP mas continua um paraense de primeira. Desde criancinha tomo açai na cumbuca com tapioca, muito antes da modinha do açai pegar por essas bandas aqui. Quando explico para as pessoas como é o verdadeiro açai elas não acreditam, se deliciam com o “sorvete” de açai que fazem aqui…todo mês algum parente manda para a familia toda daqui açai e tapioca (açai até encontra aqui, mas tapioca não, só aquela durona que quebra os dentes). Faz parte da minha infância, tem sabor de infância pra mim! E meu avô, hoje com 76 anos toma seu açai todo santo dia – com adoçante, por causa da diabetes! Bjo flor

  14. Gladys Barata

    Mana, é o seguinte pequena, eu AMOOOO açaí mas somente de dois jeitos: grosso e muiiiitoo (ui), e depois uma rede e uma chuva, aí é perfeito, o engraçado é que não gosto de açaí em nenhum outro formato (tipo sorvete, pudim, picolé) , esquisito né? Tb acho uma heresia do outros 500 modos, mas…eu até deixo que eles ‘achem’ que tomam açaí. Do nosso jeito é que é pai d’égua.

    Bjs.

  15. Márcia

    Se tu pedisse um açaí aqui em Brasília ia ter um treco..kkkk eles batem junto a banana, xarope de guaraná e aí por cima coloca a granola, mas até que acho bom, o original então deve ser uma manjar dos deuses.

  16. Marcus

    Graças a Deus que sou paraense

    Açaí é tudo de bom! agora vale ressaltar, como todo produto existe o original e falsificado, por exemplo, existem tênis Nike original e falsificado, entre outros.

    Me desculpem, mas, nosso açaí, com acento circunflexo no “i” é o original, o resto é “suchi com feijão”.

  17. Laura

    Aos que falam que o açaí tem gosto de terra, segue uma explicação: é verdade, tem gosto de terra sim, quando não está adicionado de outras coisas para disfarçar, no caso de vcs.
    Mas é o seguinte: A polpa do açaí é uma camada muitooo fina que envolve um caroço. Então imaginem que o nosso açaí é concentrado (grosso), isso quer dizer que sentimos o gosto da fruta mesmo.
    Quando ele é servido bem fluido (para nós é um refresco de açaí o que a maioria dos outros estados toma) fica com gosto de terra.
    Pasmem! O açaí que chega para vocês, ele, às vezes, é desidratado (pó) para poder ser vendido e chegar até vcs e depois é colocado água – assim como o pó do guaraná, o refresco de pacote, o caldo de carne.
    Aqui em Belém tentaram vender o açaí em pó, caixa com açaí pronto (que nem a de leite) mas não adianta! Não tem nada a ver com o NOSSO AÇAÍ.
    O açaí de vcs comparando com a tradição gaúcha: é como fazer um chimarrão bem aguaaado e ainda deixando a erva cair na cuia. HAUhUAhUAhuAHuAHuA

  18. Andréia

    HUDSHUSDHUSD” cara eu sou paraense *-*
    e amo muiito o NOSSO açaí,mas tipo eu estive visitando outros estados um tempo desses,e experimentei com granola,banana em fim..
    E tipo é gostoso sim,mas nada que se compara ao nosso,com a tapioca 😀 ou a farinha d’água..
    é isso.. Agora deixa eu ir alí tomar o MEU açaí 😀

  19. Mariana

    ai bi num fala assim, misturar é bom. A cultura do nosso país é tão rica, assim como vc diz q açaí com peixe é bom, aqui em Sampa o açaí é valorizado com granola e outras frutas oq é saudavel também. Respeitar as diferenças é o que conta. Bjao… Mari Depp

  20. Alcina Costa Souto

    Jane,
    Moro em BH e meus pais tem um sítio. Eles plantaram açaí lá e já deu o fruto. Como tratamos o fruto para virar este produto maravilhoso da sua tijelinha? Vc pode me indicar onde posso encontrar o caminho?
    Bjs.
    Alcina

  21. Que os Paraenses tomam açaí puro, com açúcar, com farinha de tapioca ou com peixe, camarão isso é verdade e temos que respeitar. Mas isso é uma questão cultural e de paladar. O que todos tem que entender e principalmente as pessoas que pensam igual a Lú, é que ninguém é dono do paladar, se a pessoa quer tomar açaí com barro, com gasolina qual é o problema? Por acaso a palmeira de açaí vem com rótulo de degustação? É crime ambiental tomar açaí com granola, banana, etc…??? Da mesma forma que temos que respeitar a cultura Paraense que é tomar açaí do jeito deles, eles também tem que nos respeitar a nossa culinária que estamos constantemente inventando. O que está acontecendo é que enquando estamos brigando pela forma de tomar açaí (o que acho isso muito primitivo), estamos esquecendo de falar sobre suas propriedades, dos seus benefícios. Precisamos divulgar mais o nosso açaí, não para querer mostrar “poder” e sim mostrar para as pessoas que tomando açaí, elas poderão ter mais saúde, vitalidade, mais bem estar físico e mental, isso porque um dos benefícios do açaí é que ele contém nutrientes como vitamina B e outros, o açaí é capaz de diminuir o seu nível de estresse e auxilia na comunicação entre suas células cerebrais. Ou então divulgar que o açaí é a fruta mais completa da natureza, ou que o açaí tem 33 vezes mais antioxidantes do que o vinho e 50 vezes mais do que a manga, ou que o Açaí favorece seu bem estar físico e mental, e te ajuda a dormir melhor. LÚ por favor, com todo respeito a você e a sua cultura, isso que você está fazendo chama-se cultura inútil, e demonstra muita imaturidade da sua parte. Devemos nos preocupar com a qualidade de vida das pessoas, e não lutar desesperadamente em defender uma cultura. Esta cultura jamais será apagada, naõ precisa ficar preocupada. Estamos olhando pro inútil, muitas pessoas ao redor do mundo está olhando para o útil, que é o caso do maior pesquisador do mundo em açaí, que é dos Estados Unidos. Não podemos permitir que as pessoas do nosso querido Brasil, fiquem com aversão do açaí por causa do sabor natural que ele tem, por causa da cultura, ou de qualquer outra coisa. Temos que divulgar que o açaí faz bem para a vida das pessoas, independente do tipo como quer tomar o açaí. Se alguém quiser saber sobre as 20 razões para tomar açaí e saber mais sobre as propriedade da fruta acessem. http://www.trilhadoacai.blogspot.com
    Pena que a bibliografia destas pesquisas não foram da Lú. Precisamos de pessoas para construir e não para destruir.

  22. Camila

    E será que existe o conceito de certo e errado? Será que alguém tem o título de dono da verdade? Será que alguém é dono da culinária? Misericórdia, eu morro e não vejo tudo, quanta idiotisse. Daqui uns dias vou levar um tiro por comer açaí com banana e granola, hehehehehehe, e tem gente que ainda dá valor a tudo que lê.

  23. TREINADOR-SP

    E uma questão de paladar, tenho academia, a galera
    treina e manda ver um açai na tijela, com guaraná
    frutas e granola.. e viva!!!!! o açai…..

  24. Olá! Tenho uma franquia de sorvetes em BH e meu carro chefe é o Delicioso AÇAÍ (com banana e granola)compro o produto industrializado com charope de guaraná e é uma delícia, estou muito satisfeita da forma como trabalho e meus clientes também, já passaram pessoas do Norte e Nordeste e todos aprovaram já que lá fazemos uma pesquisa de qualidade,pode ser que as opniões foram favoráveis apenas para agradar….será!!???

  25. Milton Jr

    Mana tu falou tudo. Égua açai é muito bom, com farinha grossa então. Agora, purra, dá uma murrinha paid´egua, só tirando um ronco numa rede, e se chover então, nem se fala.

  26. Milton Jr

    Esse nogócio de açai com outras frutas é frescura do povo de lá. Eu fico puto com esses pequenas que ficam inventando moda. Esse cabocos de fora ficam misturando o açai com uma purrada de fruta. Açai é fruta metida, não se mistura com outras. Açai foi feito pra comer com jaba assada, piramutaba, tamatá, mapará, pirarucu… égua! E se der empachamento é só colocar uma pouco de água na cuia suja de açai e pronto fica bom na hora. E por falar em pirarucu, nada melhor que depois de tomar açai chama uma caboca morena, daquelas criadas sem calça, pra se embalar na rede e namorar muito…. Eta Pará pái´degua!!!!!!….KKKKKKKKKKKKKKKK

  27. Milton Jr

    O mal da ignorância é de se adquirir confiança a medida que ela cresce.

    O Brasil não conhece o açai como ele realmente é. Graças a Deus, senão nó paraenses iríamos realmente ficar sem o no açaizinho de cada dia.

    Açai bom só do Pará, o resto do Brasil só se toma água de açai azeda. Ai é horrivel, tem que colocar banana, morango, granola, etc… pra suportar o sabor ruim.

    O açai de verdade tem que se batido em máquina industrial, versão moderna, ou em aguidá, tacho de barro e peneira, quando minha avó tirava do fundo do quintal e amassava pra gente. Que saudade daqueles tempos.

  28. Marla Gass

    Nossa, nem imaginava esses jeitos de comer o açaí. Mas prometo que não vou mais blasfemar comendo com granola e banana, especialmente pq o texto fala em chimarrão com ketchup, solidarizei na hora! hahaha
    Bjs

  29. Caros paraenses! Como devo preparar um quilo de açaí congelado (polpa) para acompanhar um bom peixe ou camarão? Como faço: descongelo e fervo? E o peixe e o camarão: refogado, frito ou…???? Qual a receita original da vovó? Um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s