Cultura (?) dos anos 80

Há dois meses compartilhei com vocês meu gosto pela falta de cultura dos anos 80 mas fiz referências apenas à cultura cinematográfica.

Após um longo e árduo trabalho para catalogar os demais arquivos nessa temática, eis uma pequena seleção de exemplos da cultura “oitentística” ®.

Alguns arquivos geraram lembranças mais fortes afinal:
1. Será que existe alguém no planeta que não tenha assistido “A Caverna do Dragão” ??     Aliás, eu morria de raiva do Mestre dos Magos.     Aquele fdp velhinho dos infernos fazia cara de bom moço mas, mesmo sabendo várias formas para que a turma pudesse voltar pra casa, ele só dizia quando o caminho estava impedido.
2. Eu lembro quantas vezes eu ficava lendo a revista Bizz. Ela era a Rolling Stone tupiniquim da época. Leitura da mulecada antenada (eu tentava fingir que era…).
3. Na era do Google e Wikipedia, será que ainda existe espaço para a Barsa e demais enciclopédias ?     Putz… eu lembro que quem tinha uma Barsa em casa a gente dizia que o cara devia ser milionário…  🙂
4. Confesso que não li o “Eu, Christiane F. – Treze anos, drogada, prostituída”. Assisti apenas o filme. História totalmente verídica e depressiva. Parece loucura mas esse filme me fez ter ainda mais distância das drogas…
5. Vocês se recordam do Jordy ??   Entrou para o Guiness como a pessoa mais jovem (4 anos) a chegar ao número um da parada com a música “Dur dur d’être bébé” (que, em francês, quer dizer “é duro ser um bebê”).  Depois de tantos anos: Jordy para ver e ouvir.
6. Todo mundo sabia de cor e salteado o cronograma do programa Sílvio Santos. De manhã era o ‘Domingo no Parque’ com o conhecido arremesso de aviõezinhos de dinheiro depois do hino “quem quer dinheiro ?”. À tarde eu sempre assistia o ‘Qual é a Música ?‘ que tinha como figurinhas carimbadas o Nahim, o Silvinho Blau-blau e o Trio Los Angeles. À noitinha, antes do Show de Calouros, era a vez da “Porta da Esperança”.  Putz… eu adorava.  🙂
7. Quando eu era pequeno, quando ainda era chamado InsôniaBoy, me recordo que no fim de todo ano íamos à São Paulo para passar as festas com a família e eu adorava assistir a TVS (antigo nome do SBT). Não tinha TVS em Belém então eu aproveitava o fim do ano pra assistir o Spectreman, o primeiro herói ecológico da TV.
8. E as novelas da Globo daquela época ??  O horários das 7 era sinônimo de diversão…  A vegetação natural da Cláudia Ohana, que era uma das estrelas da novela Vamp, faz sucesso desde aquela época…
9. Pra terminar, acho que todo mundo lembra dos Smurfs com um sentimento muito puro, né ?   Eu tb…  LembrAVA !    Até que tive a tristeza em assistir um videozinho internético mostrando os Smurfs em cenas pouco puritanas…   Acreditem, eles assobiam a musiquinha em uma das cenas !!!
(não vou postar o link para não contaminar as lembranças infantis de vocês também).

Vejam as imagens abaixo e tentem lembrar de tudo (imagens misturadas propositalmente):

Anos 80 - TV Globo de OuroAnos 80 - TV TV PirataAnos 80 - Desenho animado As Tartarugas NinjaAnos 80 - Desenho animado Fantástico Mundo de BobAnos 80 - TV MacGyverAnos 80 - Desenho animado SheRaAnos 80 - Livros e Revistas LuluzinhaAnos 80 - Desenho animado SmurfsAnos 80 - Música Angélica (Vou de Taxi)Anos 80 - Desenho animado ThundercatsAnos 80 - TV AlfAnos 80 - Música Nirvana (Nevermind)Anos 80 - TV O Mundo de BeakmanAnos 80 - Música JordyAnos 80 - Desenho animado Galaxy RangersAnos 80 - Livros e Revistas Álbum de Figurinhas Bem Me QuerAnos 80 - TV Xou da XuxaAnos 80 - Livros e Revistas Álbum de Figurinhas Ping Pong (Fórmula 1 - 1982)Anos 80 - TV Vereda TropicalAnos 80 - Livros e Revistas BizzAnos 80 - Desenho animado He-manAnos 80 - Música B52'sAnos 80 - TV Porta da EsperançaAnos 80 - Desenho animado Comandos em AçãoAnos 80 - Música GretchenAnos 80 - Música MenudoAnos 80 - Livros e Revistas PeninhaAnos 80 - Música NahimAnos 80 - Livros e Revistas Onde está o WallyAnos 80 - Livros e Revistas Cristiane FAnos 80 - Música Sylvinho Blau BlauAnos 80 - TV Barrados no BaileAnos 80 - Música Ultraje a RigorAnos 80 - TV SpectremanAnos 80 - Livros e Revistas PelezinhoAnos 80 - TV Super VickyAnos 80 - TV A Turma do Balão MágicoAnos 80 - TV BozoAnos 80 - TV Sitio do Picapau AmareloAnos 80 - TV ChipsAnos 80 - TV CarrosselAnos 80 - TV Os TrapalhõesAnos 80 - Livros e Revistas A Turma da MônicaAnos 80 - TV ColossoAnos 80 - TV Domingo no ParqueAnos 80 - TV O Incrivel HulkAnos 80 - TV Familia DinossauroAnos 80 - Desenho animado Caverna do DragãoAnos 80 - TV VampAnos 80 - Desenho animado Capitão PlanetaAnos 80 - Livros e Revistas Enciclopédia BarsaAnos 80 - Livros e Revistas Brasinha

51 comentários sobre “Cultura (?) dos anos 80

  1. Sr I capricou no post hein?
    Eu nasci em 87, mas lembro de alguns desses desenhos.
    Adorava o mundo de Bob e a TV Colosso 😀
    Também tinha ódio do fdp do mestre dos magos…
    Infelizmente não assisti a 1ª versão do Síto, mas estou louca para comprar o DVD. Acho um absurdo o que fizeram com as história nessa nova versão. Para que modificar os clássicos né?

    Beijos e um ótimo final de semana 🙂

  2. GISLEY

    super engraçadinha este Lu hein kkk
    eu tenho a barsa em casa kkkk
    assistia o hulk final da tarde na casa da minha vo, se não me engano ele passava antes do sitio do pica pau amarelo..

    kkk carrossel com cirilo e a maria joaquina kkkkkktadinho dele sempre sonhando com ela kkk
    o bozo que falava assim: que horas são??ai a as crianças:5:60????? kkk

    balao magico: aiiiiiiii eu amava eles cantando,tinha todos discos de VINIL e eles tocavam o dia todo, principalmente nas festas de aniversario kkkkk

    EU FUI AO SHOW DO MENUDOOOOOOOOO KKKKKKKKKK

    Ai que vergonha, a gretchen tinha a mania de enrolar a calcinha do lado, ela usava por cima de uma meia e eu e minhas primas faziamos isso kkkkkk ainda vou achar um video destes kkkkkkkkkkk

    tbem ja me fantasiei de paquita kkkkkkkkkk

    ai senhorrrrrrrr este post me fez voltar alguns aninhos só kk

  3. Sr. I., apesar da minha pouca idade sou uma pessoa de gostos antigos né? Como tantas vezes já conversamos!

    Mas como “meu tesão agora é risco de vida”…. tento ser uma pessoa contemporanea…

    Saudades desse tempo!

  4. Elianinha

    Sou de 71, e, quanta cultura me fez relembrar! Principalmente, o único, legítimo, Sítio do Picapauamarelo.
    Óutra ótima: Fui sócia do Círculo do livro, e, uma grande amiga comprava inúmeros livros, um dos quais me emprestou num certo dia: Eu, Cristiane F … , um excelente livro.
    Parabéns pelas recordações!!!

  5. Neo

    Sr. I,

    Acho que tu esqueceu da “Série Vagalume”: maravilhosa série de livros infanto juvenis da Editora Ática, com títulos tipo: Aventuras de Xisto, O Feijão e o Sonho, Pega Ladrão, Perdidos na Ilha… uma penca de livros. Todos muito bons. Acho que li quase toda a série.

    Putz!! Valeu.

    Neo

  6. Caracaaaaaaaaaaaaaa!
    Sr, Insônia eu adooorei o post!
    Magaiver! Nuossa! Eu adorava assistir Magaiver, Barrados no Baile e o incrível Huck na tv!
    Balão mágico, Menudo, Caverna do dragão, He-man!!!!!!!!!!
    Das novelas, eu lembro da “A gata comeu”. Putz, novela boa!

    “Tempo bom, não volta mais… Saudades, quanto tempo faz…”

  7. Paty

    Hahaha … e eu que achava que era a única (ex)criança da face da Terra que tinha ódio do Mestre dos Magos … risos … viajei na maionese agora (lembra? lembra? – anos 80 e seus bordões…).

  8. Só pra complementar o n° 6: Faltou lembrar que entre um programa e outro, vinha o Lombardi dizendo: “A semana do Presidente” (tã tã tã tã tãtã tãtãããã), e aparecia o Sarney numa escada de avião, acenando pra galera!
    Lembra disso?

  9. Éricae

    Nossa vc fez uma garimpagem bem bacana, daquelas pra guardar no coração. Poxa, relambrar é muito bom. Fico sempre emocionada com essas coisas.
    Poxa, brigadão!

  10. Nathanie

    Lembram que além de Magaiver, tinha também a Kate Marrone… eu achava que eles eram namorados (mente poluídaaaaaa).
    Há pouco tempo me peguei viciada na série Lost, mas logo me desapeguei ao lembrar de quanto tempo perdi esperando os jovens da Caverna do Dragão voltar pra casa.
    Ah… pra quem gosta de viver momentos nostálgicos, existe um livro chamado Almanaque Anos 80, que tem td isso e mto mais.
    Bjs

  11. pinta

    Acho que você esqueceu támbem da sua mãe que era gostozzzzaaaaaa nos anos 80 e agora esta uma velharia esquecida……………huahhauhuahuhhauahuhuaauhauahuauaha

  12. sandra

    Legal, gostei muito. Lembro da música do Magaiver,( Tom Sawyer). Só achei que tem mais coisas do final dos anos oitenta e noventa. Eu curti mais os meados dos anos oitenta,(82 a 87) mas valeu.

  13. Se nao me engano, Barrados no Baile foi transmitido a partir de 1990.
    Agora, se tivessem falado Anjos da Lei…rsss
    Não tenho certeza mas acho que esse seriado com o Johnny Depp começou no finalzinho dos anos 80. 87 ou 88.

    Agora, meu heroi favorito japones mesmo era o Spectreman! Aliás, o unico que prestava (até hoje).kkkkk

    Confesso que li Christiane F., mas que ate hoje não consegui ver o filme inteiro.rss

    Valeu pelas lembranças!

  14. eu mesmo

    gente! isso é que era vida!os melhores desenhos,os melhores programas infantis,as melhores músicas!tenho muita coisa daquela época,inclusive os dvds especiais do he-man e she-ra,lançados recentemente pela focus filmes.Que beleza!!!!

  15. Elizeth Gomes dos Santos

    Amei ler esse artigo, eu fui uma criança apaixonada pelo que passava na televisão nos anos 80. Hoje confesso que não gosto mais, assisto bem pouco. Nessa época amava o sítio do pica pau amarelo, chorava com o Hulk e simplesmente adoraaaaava os desenhos, confesso que hoje não entendo quase nada dos que passam. Que bom que eu vivi uma época legal. rever o álbum dos menudos foi demais! Chorei muito por causa deles, loucura!!!!!

  16. ALEXANDRA

    Vc simplesmente me fez chorar,me fez viajar , fiquei anestesiada ,foi os momentos mais felises de minha vida , se existice uma maquina do tempo me transportaria para lá com meus filhos e não sairia de lá nunca mais
    Porque a felicidade não pode ser eterna ao invez de uma grande ilusão ne!

    Obrigado por ter me proporcionado a minha vida de volta !

  17. Valeska

    Esse artigo e sensasional, lembro sempre com carinho da minha infancia, pois, com certeza foi a melhor parte da minha vida, pena que hoje nao ha mais desenhos e programas como os da epoca, o Cassino do Chacrinha nem se fala, sou de 75, e ate hoje lembro daqueles bons momentos… Parabens ficou muito bom!!!!!!

  18. francisco

    salve salve que maravilhoso esse tempo!!!pois marcou minha vida!!!parabéns pelo site!!!graças adeus ainda tém pessoas de bom gosto!!!
    grande abraçossss para todos!!!!!salve guerreiro!!!!se cuida!!!valeuuuuuu….hoje tenho 34 anos cuirti muita televisão!!!uma pena que hoje em dia já não tem mais nada que presta na televisão para as crianças!!!meu filho tém hoje 10 anos!!! É não passa nada de bom na tv!!!!até mais meus amigosssss….gostei desse site….

  19. Fábio

    Legal seu comentario mas vc errou em duas coisas que colocou aqui Vamp a novela foi de 1991 e Jordy surgiu em 1993 e não nos anos 80’s!
    Valeu !!!

Deixe um comentário

