Coisas a fazer quando a insônia não te deixa em paz

Insônia

Quando fui convidado pra vir ao Mulheres, formulei o meu ‘pseudônimo’ por uma razão bastante simples.

Tenho dificuldade pra dormir.
Às vezes durmo como um anjinho. Mas em alguns dias eu só consigo dormir quando os passarinhos estão cantando e o sol já está surgindo.

Acho que todo mundo que já passou por uma noite sem dormir já percebeu que:

1. o brutal cansaço que só piora com o passar das horas;
2. uma pontinha de sono não é suficiente nem pra fechar os olhos;
3. a história do leitinho quente é um mito;
4. por causa do cansaço, perdemos a paciência em ler qualquer livro ou revista;
5. nunca encontramos ninguém on line pra bater papo no msn (afinal, quem é normal dorme de madrugada, né ?).

Além de todos esses males, a programação das dezenas de canais da TV a cabo é feita por alguém que tem o sono perfeito e um ódio mortal dos insones de todo o mundo.

Ultimamente meu sono está mais adestrado porque tô tomando um remedinho pra dormir que me relaxa bastante… Eu ODEIO tomar remédio então só tomo os benditos comprimidos quando recebo a visita de Hipnos.  🙂

Enfim, após alguns anos de noites mal dormidas e mal vividas, descobri as principais causas da insônia (da minha pelo menos, né ?):
– Se comer feito um porco à noite, saiba que o bicho-papão a insônia vai te pegar.
– Problemas no trabalho ? Esqueça deles quando deitar na sua cama…  Cabeça cheia de problemas não deixa o sono chegar e, em casos extremos (não é o meu), nada funciona.
– Tá com um fiozinho de sono mas o filme tá muito bom ?  Aproveita o sono e depois aluga o filme ou leia a resenha em algum site.  Quem sofre de insônia, quando renega o ‘fiozinho de sono’ depois se fo prejudica e fica sem dormir a noite toda.

Desenvolvi um plano de contingências, que compartilho com V. Sas.:
1. Costumo comer pouco à noite para evitar aquela sensação de que existe um alien dentro de mim…
ABRE PARÊNTESES
Existe uma exceção. Tenho o costume de sair uma ou duas vezes por semana para jantar em algum restaurante (normalmente japonês ou italiano) e nesses casos, não tenho dó de afrouxar o cinto. Como diz o poeta “o que é um peido pra quem tá cagado?” “se está na chuva é pra se molhar”.
FECHA PARÊNTESES
Mantenham um copo d’água ao lado pra evitar a fome da madrugada, descrita pelos cientistas como “uma fome incontrolável por qualquer coisa que esteja na boca”.
2. Sempre tenho um DVD à postos pra suprir o complô televisivo anti-insones (atualmente estou terminando mais uma temporada do seriado Criminal Minds e me preparando pra assistir mais uma temporada do Lei & Ordem – Unidade de Vítimas Especiais).
3. O ideal é evitar ficar no computador porque acabamos trabalhando (o que só nos deixa mais estressados) ou ficamos vendo/lendo bobagens a madrugada toda. Mas, se vc percebe que o sono não vem mesmo…  eis algumas sugestões de passatempo:
– Para profissionais e interessados em publicidade e propaganda, estudante que busquem informações para trabalhos e curiosos em geral: Mundo das Marcas e Lá Fora.
– Curiosidades, humor e cultua (in)útil, podem visitar Uhull, Gordo Nerd, Treta, Cogumelo Louco e Lista 10.
– Se estiver afim de jogar um pouquinho pra passar o tempo: Dogfight 2, World Wars e Quick Fire Pool.
– Pra quem curte cinema os recomendáveis são os conhecidos Cineclick, Cinema & Afins, The Internet Movie Database (IMDB).
– Visito alguns blogs também mas vou enlencá-los quando passarmos adiante um selinho que ganhamos.  🙂

Senhores e senhoras, afortunados(as) que tem o sono normalzinho, não tripudiem de mim…   😉

_______________________________________________

Imagem by Adão Iturrusgarai
Links by Google
Leitura e participação obrigatória: Promoção de Ano Novo – Love is in the air !

Anúncios

20 comentários sobre “Coisas a fazer quando a insônia não te deixa em paz

  1. Ritissima

    Querido amigo insone!!!
    Assim como voce, eu tenho uma insonia de lascar e acabar com o humor de qualquer um (principalmente o meu)…
    Concordo contigo quanto aos programas de tv na madrugada (seja canal aberto ou a cabo).
    Atualmente meu sono nao chega antes das 4 da manha e claro, quando consigo dormir ja esta na hora de acordar, algumas vezes me dou ao luxo de ficar ate mais tarde na cama, mas mesmo assim a canseira e a falta de animo nao passam.
    Tenho uma inveja danada de marido que e so deitar e ja esta dormindo e o pior roncando o que definitivamente acaba com o fiozinho de sono que esta para chegar em mim, dai deixo ele dormindo como um “anjo”, pulo para a sala de estar e la fico, com o controle remoto na mao ate ter cainbras nos dedos por nao conseguir parar em nenhum canal decente com uma programacao bacana.
    Vida dura essa…
    Mas assim como voce estou evitando tambem comer muito a noite, nao tomar cafe depois das 6 da tarde (isso realmente arruina com o meu sono).
    Evito me estressar (o que e quase impossivel) e para as resolucoes de ano novo vou iniciar um curso de ioga que me disseram ser otimo para insones como nos…
    Se der certo te aviso!!!!
    Nos falamos na madruga!!!

    Beijocas

    1. carmel

      Olá Colega
      Eu também sou insone e meu marido também ronca. Tive a exelente ideia de dormir em quarto separado e isto me ajudou demais. Hoje durmo melhor.

  2. É porque tu não corre o risco de ficar grávido… pq na gravidez a insônia piora tudo e mais um pouco.
    Ou seja, dica pra mulheres – Pra Lu Brasil não adianta mais – Não engravidem pq no final dá uma insônia do kct…

  3. Às vezes a mardita me pega( insonia) mas não tomo nenhuma providência, só de braba, azar, dormir ou não, só na hora que o mardito ( sono) vier…
    A própósito, o marido ainda não foi caminhar..sabe como é né natal e afins, mas ele vai,….ah se vai!bEIJOS

  4. Pingback: A resposta de alguns mistérios « Mulheres (Im) Possíveis

  5. Guilherme teixeira

    Muito bom o blog, parece que você falou da minha vida…

    sou muito igual a você, dependendo do dia durmo muito bem, e outros só quando os passarinhos cantam, o pior é que tem muitos aqui, é uma barulhera.

    mais ja que não tem ninguem que viva “errado” no msn, me adiciona, talvez possamos nos ajudar 😀

    guilherme_wcw@hotmail.com

    novamente digo, o blog é muito bom, e meus parabens !

  6. Marli

    Pessoal eu tb não durmo, e qdo durmo não é um sono continuo acordo muito durante a noite… meu marido tb ronca muito, mas as vezes ele nem ronca mesmo assim eu não durmo , essa noite mesmo passei a noite em claro, os olhos arregalados… e o soninho não chegava alguem poderia me ajudar por favor..

    Gostei muito do blog , vejo que tem muitas pessoas que não dormem assim como eu.. mas isso não é nda bom!!!

  7. wania

    olá, também estou voltando a padecer dese mal, pois eu estava bem melhor há muitos anos!! todo dia eu bebo cerveja antes de durmir, só para dar sono (viciei) e mesmo assim ultimamente nem com ela estou conseguindo durmir – às vezes eu não bebo e tomo rivotril mas não adianta muito não, o pior: todo dia eu tenho que levantar às 7:00 horas da manhã pois eu tenho uma loja – aí q

  8. wania

    olá, também estou voltando a padecer dese mal, pois eu estava bem melhor há muitos anos!! todo dia eu bebo cerveja antes de durmir, só para dar sono (viciei) e mesmo assim ultimamente nem com ela estou conseguindo durmir – às vezes eu não bebo e tomo rivotril mas não adianta muito não, o pior: todo dia eu tenho que levantar às 7:00 horas da manhã pois eu tenho uma loja – aí qUANDO EU PENSO NISSO QUE EU NÃO DURMO MESMO – Ê VIDA!!! ME SINTO PÉSSIMA NO OUTRO DIA, PARECE QUE UM TRATOR PASSOU POR CIMA DE MIM !!

  9. cristina

    meu caro amigo insone,sofro do mesmo mal,acordo as cinco da manha e vou até as dez da noite,vem o sono,ás vezes durmo tres horas,mais nada,ai resolvi de outro jeito,fui trabalhar á noite ,melhorou mas ainda preciso resolver este problema

  10. andrade

    quantos insones!
    Quem sabe partilhando as experiências , o nosso sofrimento não diminua o pior é que fico assustado,todos dormindo e eu acordado.

  11. Gabriela

    nossa gente..a maioria d vcs contaram a minha historia ,pois a mais ou menos 2 meses estou sofrendo de insonia.
    fico na cama quietinha ,sem pensar em nada,mesmo assim nao consigo dormir, é horrivel..
    ja tomei todos os tipos de cha que falam que é bom e nada…
    estou ficando preocupada,pois fico muito cansada e sem animo para ir pro trabalho e para fazer qualquer coisa…
    meu marido tambem ronca ai que piora tudo,mas mesmo quando ele nao ronca eu nao DUUUrMO

    ai vai o meu MSN para aqueles que sao insones como eu.
    gabymoc_@hotmail.com

  12. Bárbara

    Muitas vezes deito-me na cama e estou com muito sono e cansada. Mas assim que apago a luz começo a pensar em tudo e mais alguma coisa e nao consigo adormecer, dou por mim e ja é de madruga e fico muito stressada. Tento fazer outras coisas para me vir o sono, mas assim que me deito parece que desperto outras vez. É muito frustrante. Nao sei o que posso fazer para “desligar” a cabeça.

  13. jussara magalhães

    Gente … nem tomando Diazepam eu esto conseguindo dormir; que horroros olhos estão resecados o estomago doi e me sentindo mal , acho que vou ter um troço vou morrer será?ansiedade? me ajudem.

  14. ROSE CERINO

    Eu posso contar nos dedos o dia que tenho sono,
    Me sinto muito acabada no outro dia…
    Eu peço a Deus todos os dia, que eu tenha um sono tranquilo.
    Não gosto quando chego a noite, a vontade e de ficar na rua, vendo gente. olho para uma lado na minha casa e vejo todos dormindo, me sinto pior.

  15. Sonia

    Ola pessoal, não sei se o q tenho é insonia, pois só não durmo pois tenho o sono muito leve e se não tiver num silêncio absoluto não durmo nem a pau, o q faço????????? bjus

Os comentários estão desativados.