Comida de sábado – descomplicando

Pessôs, como diria o sábio Renato Russo, o mundo anda tão complicado….

Mas seus problemas acabaram. Agora,  além das facas Ginso, que são as únicas capazes de cortar as meias Vivarina, temos também a solução para os almoços de sábado: Rocambole de massa de pastel.

A receita original e bem mais digna veio lá do Rainhas do Lar, o site-blog que salva até a mais perdida das criaturas na hora de se atracar com o fogão.

Aí ajeita daqui, distorce dali, eu cheguei nessa praticona- quebra-galho que vos apresento em primeiríssima mão.

É um rocambole com massa de pastel e recheio à sua escolha. Por “à sua escolha” entenda-se qualquer treco que habita sua geladeira no momento de sua angústia. No meu caso, eu tinha queijo prato e peito de peru fatiados.

Vejam o passo a passo, com fotas. Minha competência me espanta ho ho ho.

Abra a massa de pastel e espalhe seu recheio escolhido. Eu coloquei um pouco de requeijão light e espalhei as fatias de queijo and peito de peru. Deixei um finalzinho só com requeijão pra “colar”. Não usem cola Tenaz. Se não tiver requeijão ou cream chease, deixa quieto.

massa

Despues, enrole feito um rocambole e termine as laterais com dois quadradinhos de massa (detalhe abaixo), porque como vai quejo, “perigas” de explodir e isso não seria esteticamente aceitável para um chef de renome, como nós. Oi? Não faça um rolo muito grosso porque senão  a massa fica crua no interior do rocambole. 

massa-fechada-1

massa-fechamento

Coloque papel alumíniio sobre a forma e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos a 180 oC. Não sei se isso é realmente uma verdade absoluta, mas o troço tem que ficar assado, bem sequinho por fora.

massa-temperatura

Depois que estiver tudo ótemo, retire o papel alumínio e leve ao forno para dourar. O bronze garota de Ipanema é obtido pincelando gema de ovo antes de voltar para dourar. Nâo é pheeno?

Vejam só como ficou dignóide.

massa-pronta

 massa-pronta-i

E aí? Gostaram?

O melhor eu ainda não contei. Vocês podem fazer um recheio mega chic, e impressionar até a mais cricri das sogras ou cunhadas recém chegadas na família. No fim do ano eu fiz um rocambole italiano (tomate, queijo, orégano e italianices em geral) outro light (ricota temperada com noz moscada, passas e nozes).

É o velho golpe…

Anúncios

24 comentários sobre “Comida de sábado – descomplicando

  1. luciana

    Jeine,
    A idéia é ótima, mas confessa aí, vai, a massa cozinhou realmente no meio???
    Beijocas

    Jane, a chef, esclarece: Total, Luck. Ficou molhadinho porq eu botei requeijão and queijo.

  2. ei me diz uma coisa, já que sou meio burrinha, e a massa de pastel? tu fizeste ou compraste pronta? Se comprou pronta me diz qual é… por favor!
    Ass: esposa querendo se amostrar para marido e afins e aflita pq não tem tempo nem de fazer as unhas dignamente.

    Jane salva a amiga desperada: comprei pronta, isso não é de fazer, é de comprar HAHAHA. Ninguém sabe fazer, só os japoneses velhinhos feirantes, que ensinaram seus tataranetos, os quais guardam a receita no décimo subsolo.
    Não sei a marca, qualquer uma rola, compra no super, fica na geladeira, perto das pizzas congeladas (aproveita e compra umas pizzas por garantia).,
    Ana Paula, boa sorte nega.
    AH, so mais uma coisa, tem um plástico que é aconselhável tirar antes de levar ao forno taaaaaaaaaaaaa?
    BJO amor

  3. Jane

    Esse site do Rainhas é tudibom, me salva sempre.

    Já coloquei o rocombole nos meus favoritos.

    Lembra do brownie impossivel que vc deu a receita aqui? acho q foi vc ou a Carla. Enfimmm……. faço ele direto e é um sucesso.

    bjs

  4. Ritissima Farrelly

    Jane, adorei esse “trucks” com a massa de pastel, mas sabia que essa mesma massa da para voce fazer uma lasanha deliciosa e que nao da o menor trabalho? (eu odeio cozinhar massa de lasanha). Voce monta a lasanha com a massa (nao precisa cozinhar ela ira cozinhar no proprio molho de tomate) monte com o recheio que preferir so acrescente um pouco mais de molho de tomate, leve ao forno nao esqueca de cobrir com papel aluminio, leva mais ou menos de 30 a 40 minutos para ficar pronta. Fica uma delicia!!! Tambem da para fazer canelone, e na falta de tortilhas, voce pode cortar a massa em triangulos, fritar e servir com guacamole. Essa massa tem mil e uma utilidades…
    Ah, tenho uma outra receitinha de lasanha que e otima, voce monta a lasanha com a massa crua, recheio e molho, no final acrescenta um litro de leite aproximadamente, se quiser faca-a de um dia para outro, cubra -a com papel aluminio e deixe-a na geladeira, leve ao forno por aproximadamente 30 a 40 minutos. Fica muito boa tambem.
    Beijocas e boa semana!!!

  5. Lenita

    Ah, se é prá trocar receita, então lá vai: aproveita o que restou da massa, corte uns quadrados e ponha para assar sobre forminhas de empada viradas ao contrário, tudo numa assadeira.
    Depois de assadas (rapidinho) viram umas cestinhas prá você rechear como quiser: salpicão, saladinha, carne de siri, enfim o que a sua imaginação privilegiada sugerir. 😉

  6. Ritissima Farrelly

    Jane, so lembrando a segunda receita que vai leite, a massa crua e a propria massa que voce compra para lasanha (aquela durinha, e que e um terror para cozinhar, eu odeio, gruda tudo).
    beijocas

  7. Adoro usar massa de pastel para inventar coisa boa de comer.
    Faço um falso canelone com massa de pastel e fica uma coisa… Modéstia a parte (quer dizer, sem tanta modéstia assim, pois fica bom pacas!).

    Bjsss

  8. Essa receita seria super prática aqui no Rs, se aqui existisse massa de pastel como tem em SP. Amiga…. aqui não tem essa massa em rolinho. Só aquelas individuais, entende? Terei que importar algumas aí da minha linda terrinha!

  9. Pingback: Sobrou massa de pastel? « Mulheres (Im) Possíveis

  10. Migaaaa fiz o rocambole e ficou muito bom, fiz um c/ presunto, queijo prato e parmesão ralado; e outro q. a criançada gostou + c/ queijo branco, tomate picadinho órégano….diliça.

  11. Pingback: Prendadas » O rocombole e a cozinheira pastel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s