Minha empregada, minha vida

madePessôs, que Jacira – minha secretária para assuntos do lar – manda e desmanda, que eu dou a vida por ela, além de boa parte do meu ordenado (palavra muito usual na década de 70, oi?) todo mundo sabe.  Também não é segredo pra ninguém que nas férias dela eu fico chamando urubu de meu loro e fazendo promessas semanais pra Santo Expedito pra ela voltar logo.

Até aí, normal.

Só que nossa relação não é unilateral. É de extrema subordinação. Minha. Brigadão.

Hoje ela tinha colocado os lençóis “despareados” (sem ser par, jogos aleatórios, nem sei se essa palavra existe, mas achei tão novela das 6….) e eu levei pelo menos 10 minutos pra deixar um bilhete pedindo, simplesmente, pra ela trocar. Foram várias tentativas:

– Jacira, bom dia, desculpe, mas….

– Já, bom dia, obrigada por tudo, desculpe, eu tive pensando….

– Querida Já, olha, se você não percebeu, desculpe, mas….

– Jacira, por favor, sabe o lençol de cima que está na cama? Será que você pode trocá-lo e colocar o que é par com o de baixo? Acho que você não percebeu…. desculpe te amo, não me abandone jamais, ô ô ô. Jane

Ai meu Deus, não dou conta disso não. Sou péssima. Triste constatação. Mais um dilema da vida mãe-mulher-empresária-unhas perfeitas.

Anúncios

38 comentários sobre “Minha empregada, minha vida

  1. EU também tenho uma amada dessas. Só que a minha vem apenas uma vez por semana (é o que meu ordenado permite). Quanto aos lençóis, desista…hahaha

    beijos, adorei aqui.

  2. Jane,
    A minha tb é um achado!!!!!!
    Acredita que é a minha professora do primário?!!! Sim, aposentou novinha, separou do marido e resolveu complementar o $$$ trabalhando de doméstica…
    Aí já viu… como é que eu vou dar ordens pra minha ex professora?!?!
    Mas nem ligo… ela é quase perfeita!!!
    Mas mesmo antes dela eu tinha uma grande dificuldade em mandar e desmandar… deixava tudo nos bilhetinhos tb.!

  3. Jane

    A minha além de fazer o que ela quer ainda manda em mim.
    Se eu peço franguinho grelhado pro jantar ela faz rabada, se eu peço pra trocar os lençois 2 vezes por semana ela troca só 1, se eu peço que lave minha blusas na mão ela joga tudo na maquina junto com os panos de chão.
    Mimata

  4. Ai, nao sei comentar sobre isso nao !
    Aqui nao existe empregada domestica pois a hora delas e’ mais cara do que eu ganho por hora. E como eu sou proleta, doi pagar. E tem que pagar o transporte delas. E tenho medo de alguma trabalhar para mafias que sequestram criancas. Prefiro dar duro junto com meu marido na casa & cozinha.
    Pronto, comentei !

  5. Jane, acho q é defeito de fábrica…rs

    Conheço uma q além de não coordenar a cama, ainda usa do avesso e coloca a dobra nos pés! te juro!
    Tentaram fazer a pobrezinha entender como era a coisa mas eu acho q a visão dela não percebe direito e avesso…rs

    De resto ela é perfeita (se é q se pode dizer isso de alguém)!

    Mas não é sacanagem não viu, pois até as roupas ela as vezes guardava do avesso e vestia assim tb hahahahaha, incrivel mas é verdade!

    Não acho q tenha muita solução não viu… pode escrever o bilhetinho carinhoso que desejar, mas é questão de gosto, duvidoso eu diria…rs

  6. hahahahaha
    Se é só o lençol de cima, troca vc! Ou melhor, não, vai que ela fica ofendida?! Ai que problemão! Melhor comprar conjuntos de cores bem diferentes, que não dê prá confundir, hihihi…

  7. Elas nos salvam de umas boas, mas ao mesmo tempo…
    A última que esteve lá em casa era um achado: varria a casa direitinho, mas não tivara aquele sapato bem do meio da sala. Varria em volta…
    Se a gente for contar as peripécias das nossas amiguinhas… rsrsrs
    Mas devemos ser gratas e eu pelo menos sou. Odéia as tarefas domésticas e entrego tudo nas mãos delas de bom grado.
    Mas sou péssima no papel de “patroa”… rsrsrs…
    Bjoks

  8. bom, problema de colocar os lençois trocados eu não tenho pq., como sou eu que guardo, já guardo juntinho, p/ não ter erro.
    o que acontece aqui em casa é que meus lençois são quase todos clarinhos e pouco estampados, e minhas colchas são lisas, uma bege e outra caqui (atualmente se fala “fendi”, né?). daí, eu comprei um jogo de lençol amarelo, com umas flores grandes, alegres. pois bem, qdo. ela coloca esse lençol, ela não põe colcha, pois diz que assim fica mais bonito! e eu? eu deixo, né? fazer o que…

  9. Thaís

    Janeeeeee, agora tocou na minha alma! Comigo é assim tbm amiga!
    A Fabiana (minha secretária) dá umas mancadas, mas eu não vivo sem ela!
    Última cagada foi atrás da estante, mega sujo e empoeirado, aí calculei “Fabiana, será que vc pode limpar o caminho onde o padre não passa? PORRA” Na hora que ela chegou: “Fá, não precisa ter medo de arrastar a estante pq ela não risca o piso, ok?”
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Fala se não dei meu recado com educação (e cú na mão)?
    bjo

  10. Empregada? O que significa isso? Hein hein? Aqui em casa tem uma dona que faz as coisas, eu deixo recado pra ela, ela olha pra mim no espelho e diz que nao vai fazer… na minha cara! O que eu faco com essa rebelde? hahahha

    Sonho meu, sonho meu… vai buscar quem mora longe, sonho meu…

    ass: Loraine a (des)empregada

  11. Vanusa

    Ai que coisa mais difícil do mundo é tratar empregadas/babás.
    A minha atual foi babá do meu filho qdo ele tinha 1 ano, cuidou dele até perto dos dois anos e meio. Tratava-o como um príncipe. Qdo ela foi embora por outro emprego (na prefeitura) quase entrei em deprê, eu chorava todo santo dia.. e dizia que era pque filhote estava sofrendo a sua ausência.. hãhã.

    Agora ele voltou, depois de quase dois anos na tal prefeitura, voltou. Nem preciso dizer que piso em ovos, né? trocar lençol de cima?? imagina, pode deixar sem nada e pisotear no colchão.. depois eu limpo.. kkkkkkkkkkk.

  12. Janocaaaaaaaaaaa segura a sua JACIRA, Pq hj em dia meu bem isso é artigo de luxooo
    estou aqui a 2 semanas fazendo todo serviço de casa,,MOBEINNNNNNNNNNNNNNN EU NÃO NASCI PARA ISSSOOOOOOOOOOO
    por isso trate ela bem kkkkkkkkkkkkkkkkk
    no final (do dia e da semana) sempre vale a pena ver a casa limpinha e tudo no lugar .

  13. Olá!
    Cheguei aqui por acaso, pesquisando sobre o filme lipstick.
    Gostei do blog. :o)

    Queria registrar que com a minha secretária, a Jô, é a mesmíssima coisa. Nunca sei como deixar bilhetinhos pra nao colocar sacolas de plástico na lixeira bonita de escritório que não precisa dessas coisas, ou para discordar do seu senso estético na arrumação da casa. Por isso prefiro ligar e, depois de vários comentários amenos, ficar morrendo de medo de ela não gostar da crítica, hehehe. I’m a slave for her.

    Abração!

  14. Humm…Jane voce tocou num assunto, que eu nunca tinha pensado…aqui nos EUA nós nao temos secretárias do lar (só os ricaços mesmo..famosos de hollywood) nós pobres mortais temos apenas uma diarista ( uma vez por semana). Como viajo muito ela tem a chave daqui de casa e no dia que ela vem faz tudo…limpa e cozinha pra mim…
    Eu nao mando nada aqui…ela faz o que dá na telha dela…Ela faz a lista de compras e marido vai comprar tudo, quando ele chega ela cozinha, poe nos potinhos e poe no freezer e eu e marido nos viramos assim…mas ela é ótima e eu já nao consigo me ver sem ela. Quando viajo pro Brasil deixo o mes todo pago mesmo nao precisando dela só de medo de perder e tb pq sei que ela conta com esse dinheiro todo mês né? lençois eu já deixo separado encima da cama, assim ela já usa o que eu deixei mesmo.Agora voce me fêz pensar…ela é mais dona da minha casa do que eu…rsrsrsrsrsrsrrs…mas ta bom, melhor assim do que sem ela…
    Bjs
    Márcia
    Perth Amboy – NJ

  15. Jane, querida! Isso é difícil mesmo. Precisamos taaaaaaaaaaaaaanto delas, que às vezes coisas simples de serem ditas ou pedidas, soam ofensa pra elas, né? E aí ficamos ressabiadas. Falo que a minha é meu anjo da guarda, pois com ela em casa, posso trabalhar em paz, criar, enfim…e aí? Ela trocou o lençol? Beijocas. Marcelle http://pedacinhodacel.blogspot.com Semana que vem mando seu cd, ok, baby?

  16. Helena Luisa

    Eu também!!! Eu também!!! (me imagine com as mãozinhas levantadas repetindo “Eu também!!!”) … eu também não sei falar dando “ordens”…

  17. Jane

    Jane,apesar de acompanhar todo dia nunca comento,mas hoje não teve como: depois de tanto me matar pra estudar,trabalhar e tentar manter a ordem da casa cedi aos apelos da minha mãe que sempre que vem me visitar fala “filhinha,contrata uma diarista 2 x por semana só!!!”.Pois bem ,ela veio na segunda ,belezera,casinha limpinha,organizadinha e talecousa,daí veio ontem e trouxe o filhinho de 7 anos,nao tenho com quem deixar e whiscas sachet.Cheguei em casa a noite,cadê meus danettes? cadê minha bandeja de danoninho? CADE????? pois é…sumiu.Sumiu.SUMIU.
    Ódio.Segura a sua ta.Fica cobrando esse negocio de lençol não.Deixa a mulher trabalhar.rsrsr.
    Essa última parte é brincadeira ta,mas cobra com jeitinho…

  18. Jane, eu tenho uma dica ótema: manda o marido falar!
    Sério, eles se saem muito melhor nessa que nós. E mais: elas praticamente não se incomodam – quando não se incomodam nenhum pouco! – quando eles falam, diferente se o aviso viesse de nossas bocas.
    Testa. Você vai ver a maravilha.
    Eu sempre uso essa tática.
    E, sim, também é ele quem dispensa as faxineiras malucas que passam pela minha casa!

    Beijão, Lu

  19. marcia

    adorei!!!!!!!!!eu sou igual…nunca acho as palavras e a pontuação correta…e o pior é que o bloquinho “sabe tudo”,fica lá parado ela lê e escreve resposta…então as vezes quando releio penso meu Deus que bom que ela não foi embora…beijo!!!

  20. Andréa Meneghel

    Com minha Maria amada eu faço assim: saco minha caneta rosa (pq rosa é amor) e escrevo Bom dia!! (desenho um solzinho) e blábláblá Obrigada!! (desenho um sorrisinho)
    Diz se não é totalmente “lúdico filosófico”? hahahahahaha

  21. Eu num tenho mesmo, sendo assim, não tenho muito o q comentar.
    Aliás, tenho sim, se quiser me contratar pra sua sua doméstica (ela é doméstica), juro que coloco tudo combinandinho! (odeio quem fala isso).
    Bjoooo

  22. jane,
    adoro seus posts e seus dilemas!!
    sempre dou risada, porque me identifico muito…
    nem sempre comento porque meu dia precisa ter 36 horas para dar conta, mas todo dia tô por aqui
    beijos
    Lu

  23. Patrícia

    Nossa! Djeiiiine, cherie, eu sou igualzinha a você! Nããããooooo, eu sou pior, MUITO PIOR, pq além de não saber mandar/ficar com peninha/ficar com medinho, ainda paparico a fulana. No último aniversário dela dei Vale Presente Renner, dei dois dias de folga e ainda fui pro fogão fazer crepe com Nutella prá figura… Poooode? Mas é a estória, né, onde é que se arruma outra (a minha já tem 8 anos aqui em casa e já viajei várias vezes, a casa ficou na mão dela) e se adquire confiança na Creuza?

  24. Magui

    Gente, eu sem empregada estresso total. A penúltima que tive ficou um ano e meio e me deixou por um serviço numa creche. Era meio avoada, mas uma pessoa muito boa. Dei muita sorte porque consegui outra rápido. O serviço da creche não vingou, coitada. Mandaram-na embora 20 dias depois de contratá-la e ela voltou pedindo o serviço de volta. Como eu estou gostando muito da nova empregada, eu não a recontratei, mas fiquei com pena e já dei uma força e ela conseguiu novo emprego. Eu não vivo sem elas. Acho que sou boazinha, pois a primeira ficou comigo 15 anos, mas o que tenho que pedir a elas eu peço sem nenhum constrangimento.

  25. lúcia

    Eu já tive umas empregadas maravilhosas e sempre tratei como da familia, a algum tempo estava com Denilda, ela trabalhou aqui em casa mais de um ano, fez coisas erradas e a mandei embora, desde então tenho arrumado cada empregada maravilhosa mas elas não ficam mais de tres meses aqui trabalhando por nada vão embora, atualmente a Denilda mim pediu para voltar eu aceitei, mais estou muito arrempedida porque ela não faz mais nada direito só vive atras de um cara mal carater e a pouco descobrir que ela só vive na casa de uma dessas pessoas que faz feitiço para homem. Ando sem força de manda-la embora acho que ela manda fazer feitiço para continuar aqui dentro da minha casa fazendo o que bem quer e minhas amigas acham que são essas energias negativas que Denilda anda mechendo que faz que aqui na minha casa não fique mais nimguém trabalhando a não ser ela. Que Deus mim ajude e espero estar errada e logo arrumar uma pessoa de Deus para trabalhar aqui comigo e essa Denilda sumir de vez e para sempre da minha casa. Só queria que Deus mandasse de volta a minha Rosa que foi embora para Pernanbuco, essa sim é minha secretária do coração, ficou comigo muitos anos e ainda hoje choro de saudades.

  26. Acho que não tive boa sorte ainda!
    Quando a minha ex-diarista começou na minha casa, ela era muito boa, boa mesmo, limpava coisas na minha casa que eu achava que era exagero! Então passei a indicar para um monte de pessoas, falava bem, etc, etc!
    Mas, de uns tempos pra cá, ela andava dando uns “relaxos”, tipo… eu tinha que pedir pra ela limpar embaixo da cama do meu filho, dentro dos armários, tirar teias de aranha, e sempre escrevia com muito jeito, às vezes rasgava o papel achando que tinha pego pesado com ela.
    Mas eu sempre achava que essas coisas eu não precisava nem pedir, me deixavam irritadíssimas, mas eu perdia meu tempo pra fazer o “bilhetinho”.

    Então, ontem (24/02/2011) eu deixei um bilhete pra ela limpar dentro do armário porque estava cheio de teias de aranha e lavar o banheiro direito! (básico).
    Quando cheguei do meu trabalho, ela havia me deixado um bilhete assim: Ana Paula, gostaria que você me falasse se não esta gostando do meu serviço… liga pra mim!

    Quando eu liguei, e ela me perguntou se eu não estava gostando do serviço dela, era minha chance de falar pra ver se ela melhorava! E eu falei: Olha Cláudia, no começo eu gostava muito, e também te acho muito honesta, mas parece que você está desanimada, não sei porque?!? Tenho percebido que você deixa umas coisas sem fazer, e eu tenho que ficar com “dedos” pra escrever pra você sem te chatear, coisas que eu sinceramente acho que eu não precisaria nem escrever, porque são coisas básicas, e pra limpar assim, limpo eu! Se eu pago é porque eu quero que faça bem feito! (pronto falei)

    Ela começou a falar um monte (eu esperava um pouco) e falou que se eu não estava satisfeita, ela também não estava e que deveríamos parar por aqui, pra gente não sair “brigada”.
    Mas o pior é que ela falou assim: Eu sou muito boa , sei que sou boa, e outra a sua casa é muito bagunçada e tem muita camisa pra passar, semana passada eu achei um absurdo ter tanta roupa pra passar, eu contei que tinha, num sei quantas camisas pra passar, (ela falou o numero mas não lembro, detalhe, na semana anterior ela foi em casa das 08:00 às 10:30 porque tinha médico e nem tinha me avisado, por isso acumulou mesmo roupa, ela não passou, óbvio, e o pior eu paguei uma diária inteira!)
    MEO que nervoso que fiquei daquela Cláudia…

    Todas as faxinas que ela tem hoje, tudo foi eu e minha irmã que indicamos!
    Mas falar que minha casa era bagunçada, o que ela queira, a casa limpa pra ela ficar sem fazer nada??? fiquei puta, e estou puta até agora, (info. importante: minha casa só tem 6 cômodos contando com o banheiro! E moramos em 3 pessoas, eu, meu marido e meu filho!

    Mas espero ter aprendido, da próxima serei clara na contratação, e não terei “dedos” pra escrever, afinal, meu dinheiro não brota em árvores e quem manda na minha casa sou eu!

  27. paty

    Eu que imaginei que apenas euzinha no mundo passava por isso. Na minha casa eu coloco as coisas no lugar ela vem e tira pra colocar onde ela quer. cozinhar ela cozinha o que quer e quando quer. Enche o quarto de hospede de roupa para passar e deixa lá acumulando. E se eu fizer alguma coisa que ela deveria ter feito ela se chateia, passa o dia emburrada.
    Ô povo dificil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s