Próprio nome

Quando eu decidi chamar meu filho de João, desejava que ele tivesse um nome simples, bonito, forte e fácil. Que ele não fosse submetido a piadinhas e necessidade de soletrar o nome a cada ficha a ser preenchida, tanto quanto eu.

Sim, porque ninguém entende ou acredita que eu me chamo Jane. Quase sempre rola um: Regiane? Jeane? Com G ou com J?

Pasmem. Mas já me perguntaram se era com G ou com J. Eu devia responder: – com G. Escreve. Agora lê. Dããã. O detalhe é que o último que me fez tal questionamento não era analfabeto. Pelo menos não de acordo com as estatísticas do Ministério da Educação.

Isso sem contar numa vida inteira com gente querendo saber cadê o Tarzan. E eu lá sei?

Depois a pessoa fica assim, que nem eu sou, e o povo ainda reclama.

30 comentários sobre “Próprio nome

  1. Fiquei pensando no nome que escolhi para meus filhos. Thales até que é simples, mas esse h sempre fica de fora até que ele soletre… E Aimée, bem, eu particularmente acho lindo e não consigo imaginar minha filhinha com outro nome, mas sempre padecemos para fazer as pessoas entenderem. E eles entendem de tudo: Aidê, Ailê, Aíme e escrevem SEMPRE, errado…
    Hehehehehe
    Mas ela se acostumou, tadinha!
    E apesar dos pesares, não me arrependo… rs
    Bjão

  2. Kakakakakakaka… Jane é o nome da minha mãe e, acredite, ela já recebeu correspondência com o nome dela escrito com G.

    Analfabeto funcional né? Que nada! Analfabeto TOTAL mesmo! kakakaka

    Bjo!
    Faby

  3. Pois é Jane, mas nem sempre a gente foge disso.
    João é lindo. Simples e direto. Gosto muito.
    Luciana pode ser mais compridinho, mas é fácil. Problema é o sobrenome…
    Já escreveram Fuoco de todas as maneiras possíveis e diga lá: nem é tão complicado assim, vá!

    Bjo

  4. Ah Gane…..Desculpa aÊ Jeane,uops Jane…….kkkkkkkkkkkkk!
    Eu até imagino, como o povo irrita com isso….bem mas tirando o nosso presidente da repubrica, tú já sacou né? todo mundo tá podendo……abafa!
    Bem meu nome é só Danuza, tem gente que escreve com s ou fala nunca vi com Z,afff ninguem merece meu nome tão simples e fácil,affff;) Nem te conto o nome da minha mãe se não ela me mata,kkkkkk!
    Minha filha quando eu tiver ne um futuro bem bem distante, será Anna Júlia se for homem não sei mas penso em nome assim fácil e forte de presença, tipo igual a mãe,kkkk momento me senti. Bjocas flor.

  5. Janoca,,,eu tbem já pensei cade o tarzan qdo vejo seu nome kkkkkkk (brincadeirinha) ..
    nome é um assunto complicado, o meu GISLEY nunca é GISLEY, é sempre gislaine, gisele, gisleine…
    mais pior é a minha vó,,olha os nomes dos meus tios:

    ALTEZEVELTE
    ALDEIR
    ALDECIR
    JOÃO ALDIR(O MAIS NORMAL)
    ALDO
    ALDEMIR

    E as mulheres…se segura,,,sendo q ela chama HONORINA

    honora
    horlene
    horani

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    é de c&%R$% não?

  6. oi
    meu nome é Monique.
    ainda assim perguntam, creia.
    é com u? Munique..
    respondo, isso fica na Alemanha
    é com 2 n’s? Monnique..
    e até com K já me perguntaram se não era…
    quando eu disse que não, a cidadã respondeu: NOSSA QUE DIFERENTE COM Q U E.
    +_+
    eu que sou diferente.
    vc me inspirou a fazer um post sobre isso…
    thanks
    kisses

  7. Isso é verdade, Jane, te entendo perfeitamente: eu me chamo JACKELYNE assim mesmo, com quase todas as letras novas no alfabeto por meio da reforma ortográfica!
    Até hoje não me conformei, custava ser um simples jaqueline?!
    hehhe
    BJO

  8. Tati (de Curitiba)

    Jane, já conheci um Tarzan, sim! Se perguntarem, pode dizer, o Tarzan está em Barra do Garças – Mato Grosso. E tem o Aladim, lá na terra de dona Lu Brasil.
    Meu filho é Gabriel, eu quis um nome bíblico e odeeeeeeeeeeeeio nomes surreais. Quando uma tal Beatriz = Bheattrys me diz que errei o nome dela eu respondo que não… quem errou foi a mãe ao dar um nome assim.
    Beijos!

  9. Thaís

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morri Jan! Eu adoro seu nome! Curtinho, cabe em qualquer lugar! Identificação curinga!

    Mas eu tbm tenho essas paranóias com nome! Sacanagem com filho, a criança se sente humilhada, nome chacota, com mil “S”, “H”, “Y”… pára! Já reclamo com minha mãe, sobre ter um “H” em Thaís, precisa? Se fosse Taís ia gerar dúvida? afff mãeeeeeeeeeee! kkkkkkkkkkkk

    beijos GANE… kkkkkkkkk

  10. Meu nome já não é fácil – Stella – e por isso raramente exijo a grafia correta. Mas teve gente que perguntou se meu nome era com I, com H, e teve uma criatura que escreveu meu nome em um recibo e depois me ligou perguntando se era da casa da SUELLEN!

    SOCORRO!

  11. Ana Cristina

    Jane,
    Amei o post!!!!

    Quanto ao tarzan, entra na pilha e diz que ele tá na sua casa te esperando! Ou então…pensei que ele estava com você….Xita! rsrsrsr

    O nome do seu filho é tudo!!!!!!

    Bjusssss

  12. “Jaene”: tá reclamando de quê?!
    Gosto do meu nome, mas, aqui na minha cidade, a maior padaria( com direito à filial), tem o nome de Laélia( que é uma orquídea). Imagina a confusão quando me apresento!…Acabo sempre virando a Dra. Laélia( “Quem?! Ah! Aquela da padaria…).
    E na hora de soletrar:L-A-É-L-Y…e já escreveram qualquer coisa, menos o correto! Acabo desistindo e deixando que me chamem do que quiserem.
    O que irrita mais, é que ainda tem umas pessoas que, mesmo convivendo comigo no trabalho, insistem em me tratar de padaria!
    No dia do meu casamento, o pastor, que não me conhecia, chamou-me de: jaene, laeni, jaeli… Suava frio, cada vez que ele ia mencionar: -“L-a-e”…Pergunta se eu lembro o que ele falou, além disso!!Mas o nome dele, eu lembro: era…o que, mesmo?!…

  13. Erika

    Por uma tradição da família do meu marido, o primeiro menino a cada geração recebe o mesmo nome. Ou seja, o meu filho se chama JOHANN… o 5°! O segundo nascido no Brasil. Eu que não ia quebrar a tradição, né!? Tudo bem, na verdade eu gosto muito.

  14. Poxa, você tem razão, é um saco nome complicado. O meu é simples, mas o meu sobrenome que tenho que soletrar toda vez. Vou pensar muito nisso quando for escolher o nome dos filhotes…
    Bjoss

  15. Claudia

    Tive o mesmo problema que vc, e o mesmo pensamento na hora de escolher o nome da minha filha.
    Luiza, simples assim, nao comeca com “A” pra naum traumatizar na hora da chamada, e tb naum comeca com X,Y ou Z, que eh pra ela naum ficar sempre por ultimo.
    Pensei em um nome curtinho e pomposo. Achei esse.
    O meu a maioria dos analfas dizem Craudia, e vc acredita que tem gente que pergunta se o acento eh no “u”?
    Da vontade de dizer o mesmo que o seu: Escreve e depois le!
    Adorei o post, vou copiar a ideia no meu.

  16. hahahahaaaa

    Menina… nunca pensei em Tarzan quando leio seu nome… mas de agora em diante será inevitavel hahahahaha…
    Que coisa !!!! e qual é a historia do seu nome…pq sua mãe colocou “jane” rs fiquei curiosa agora…conta vai…
    Otima semana
    bjo

  17. Hahaha!

    Oi Jane! Muito bom o post!

    Eu tb tenho em probleminha com o meu nome: cresci ouvindo piadinhas do tipo: ha-hai, Silvio!

    Fui pra Itália e achei que me livraria das piadinhas infames. Ledo engano: Silvio … come Berlusconi?

    Humpft!

    Hoje gosto do meu nome, mas qdo criança/adolescente, odiava. Os pais têm q lembrar que os seres mais cruéis do mundo são as crianças!

    Beijos!

  18. Meu filhote também se chama João.
    Como vc mesma definiu: simples, bonito, forte e fácil…
    bom na verdade fácil, fácil não é … moro na Espanha e vc já viu como os gringos falam o ão?
    pois é: meu filhote na maior parte do tempo se chama JoAo, assim sem o acento…
    Adorei o blog.
    Beijos

Deixe um comentário

