Cookies – Notícias culinárias

cookie

Como a Páscoa é uma data família, durante o feriado exerci meu papel de mãe-dona-de-casa plenamente.

E fiz os cookies que eu disse que faria, porém com algumas mudanças:

1 – Fiz atrasadamente, o por isso não dei de presente pras professoras do João conforme eu tinha planejado. Isso me causou uma certa decepção porque acho dignão quem dá presentes feitos por si mesmas. Posso tentar algo no dia dos professores. Talvez deva começar preparar agora, faltam 6 meses …. acho que dá tempo.

2 – Os cookies foram convertidos em bolachinhas com gotas de chocolote, porque durante as trocentas fornadas (a receita rende pádiabo) concluí que quanto mais fininhas, melhores ficavam.

3 – Levei na casa da minha cunhada (vítima favorita) sempre naquele padrão sou a nora mais prendada . O que eu ganho com isso? Sei lá, dá de rolar um anel de brilhantes da sogra pra nora mais gente humana. Porém minha imagem de mãe de família foi desmoronada diante da garrafa de vinho que ela me ofereceu. Bebi uns 3/4 da garrafa. O outro quarto meu cunhado me deu uma força. Brigadão. 

Ah, a receita neah? Lá vai, com as devidas dicas da cozinheira que vos fala:

Cookies de creme de amendoim

1/2 xícara (chá) de creme de amendoim
3/4 xícara (chá) de açucar cristal
1/4 xícara (cha) de açucar mascavo
1/4 xícara (chá) de manteiga ou margarina, amolecida – Usei manteiga sem sal
1/4 xícara de gordura vegetal – Usei manteiga, acho gordura vegetal tão gordura-trans….
1 ovo
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
3/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal
gotinhas de chocolate, próprias para cookies

1- Preaqueça o forno a 190 graus. Numa tigela grande, misture o creme de amendoim, os dois tipos de açúcar, a manteiga, a gordura vegetal e o ovo. Bata em velocidade média até obter uma massa leve e fofa. Acrescente a farinha, o bicarbonato e o sal. Bata em velocidade baixa até obter uma massa lisa.
2- Faça bolinhas de 2,5 cm de diâmetro. Arranje-as sobre assadeiras sem untar, distantes umas das outras e achate com a palma da mão. A massa é bem oleosa, então não gruda na mão.  “Enterre” (palavra técnica lindamente escohidas) as gotinhas de chocolate. Asse por 8 a 10 minutos, ou até ficarem levemente douradas.

Eu achei que quanto mais fininha melhor, mas invente, tente, faça suas bolachinhas diferente. Rende tanto que você pode errar a vontade que ainda sobrará bolachinhas pra alimentar meio exército.

19 comentários sobre “Cookies – Notícias culinárias

  1. Oi, Jane!
    Agora, ´cê ganhou de vez o meu coração, porque eu amo cookies! Também dou muito valor a presentes feitos pela própria pessoa e, sempre que possível, procuro fazê-lo. Nesta páscoa, recheei uma sacola de coelhinho, com cookies integrais, muffin de caqui e pão de mel( este último, tive de encomendar). Tem receita lá no blog, mas vou salvar esta sua, pra variar. Meus meninos são umas formiguinhas. Também não uso gordura vegetal.
    Um abraço!

  2. Oi Jane,

    Gostei dessa, para o presente de Profs, melhor adiantar mesmo, não sendo nada de comer, dura até o prazo da comemoração e fará sucesso. Mas ja sabes oq fazer? hahahahaha

    Bjs

  3. P.S. Cake ;)

    Nossa, amiga! lendo o seu “testemunho” lembrei das n vezes em que brotou a vontade de fazer o presente by myself e a logística não funcionou. Este ano prá variar a corrida do coelho chapeleiro maluco acabou ás 4 della mattina do domingo, local: na cozinha da minha casa, com todas ás bolachinhas de coelhinho prontas e embaladas, é verdade…mas absolutamente exausta e com o molho de tomate natural (é lógico..hihi) dormindo meio pronto para acabar sabe que hora? ás meio dia com o povo chegando e com um grand finale exótico, massa pronta e processada para encorpar o molho mais rápido..aiaiaia, um dia ainda me emendo, emenda constitucional de fabricação própria….é claro 😉
    parabéns pelos cukinhos, siga em frente com a fabriqueta!

    bjca Pati Patuska….

  4. Lenita

    Jaaaaaneeee! Quediliçaaa!
    Posso copiar na caradura e postar lá no Papos-de-comadre falando que a comadre Jane arrumou a receita, fez, foi sucesso e não compartilhou com as outras comadres?????
    Posso? Posso? Posso? Posso?
    (Vou fazer de qualquer jeito, mesmo, você sabe, rsrsrs)
    Bjs

Deixe um comentário

