Velhos amigos X Novos amigos

Contabilizando minhas amizades, concluí que prefiro meus amigos recentes, ou pelo menos aqueles da fase adulta da minha vida, que participaram de um modo ou de outro dos eventos mais importantes pra mim.

Não que eu não valorize amigos antigos ou amigos de infância, e nem que eu não mantenha amizades de outros tempos, mas para isso uma regra é básica: vamos olhar pra frente.

Amigos antigos que se limitam a relembrar o passado, sinceramente, não me interessam. Os meus amigos de antes e que ainda continuam nas paradas de sucesso são aqueles que participaram da minha vida desde sempre e que ainda continuam por aqui. Acho que é por isso que chato o Orkut enquanto ferramanta para desenterrar defuntos. O que responder pro carinha que estudou comigo na segunda série primária querendo saber “o que eu ando fazendo”. Pô, ando fazendo e já fiz tanta coisa nesse meio tempo que não sei nem por onde começar …. tem um check list?

Eu acho que amizades existem e se mantêm por afinifidade e não por tempo de serviço. Eu mesma tenho uma madrinha de casamento, minha amiga de infância, que nunca mais me ligou. A escolha daquela época já foi equivocada, porque não tínhamos mais nada a ver uma com a outra quando eu me casei, nas naquele tempo eu ainda acreditava que um vínculo antigo poderia superar isso. Me enganei.

Hoje acredito firmemente que amigos são conquistados e mantidos dia a dia, e que não há garantias. Não é porque é da família, ou porque foi meu amigo de infância, ou porque é mulher do melhor amigo do marido que uma amizade sincera seja resultado dessas relações. Você pode gostar, admirar mas daí a dizer “quero fulaninho pra meu amigo”, ah … tem muita diferença.

Agora dei pra filosofar (sem trocadilhos infames, hein!). Minterna!

19 comentários sobre “Velhos amigos X Novos amigos

  1. Bah, teu texto é tudo o que eu sinto e não conseguia colocar pra fora. Amizades devem ser por afinidades e, nem sempre, há amizades que duram para sempre (eu mesma não conheço nenhuma).

    Parabéns, traduziu muito o que me incomodava há tempos.

  2. Jú Lazaro

    Eu conto nos dedos de uma mão só meus verdadeiros amigos e a questão afinidade é realmente mega importante.
    Existem aquelas pessoas “queridonas” que nos dá vontade de ficar horas à fio em um papo bom, mas amigo amiiiiigo tá dificil.

    Mas posso falar, acho isso muito bom, nos impede de ficar fazendo tipo ou sala com quem não nos interessa, pronto, falei!

    Bjocas!

  3. Fabiana

    Jane, falou e disse!
    Eu mesma não tenho amigos de infância. Tenho um de colégio que é do peito mesmo e uns 3 ou 4 de faculdade. Quando as vidas tomam rumos diferentes, amigos também o fazem. Estou em outra fase e conquisto pessoas em cada uma delas. Amigo, amigo mesmo nem em duas mãos…Falei também! Tinha trauma de não ter um amigo desde pequenina… kk

  4. Falou e disse tudo, moça.

    Meu marido tem uma dessas amigas que se diz ” de infância” e por isso qdo nos encontramos ela, morta de incoveniente e sem noção, não deixa eu falar pq “não tenho que me meter no assunto deles pq não fiz parte da infância”. Aff! Que garota limitada!

    Você, Jane,traduziu nessas palavras poéticas tudo que sinto em relação a amizades! Ufa! Não estou só no mundo!

    Bjos

  5. Jane, onde ‘e que eu assino ? Meus pais saíram do Rio quando eu tinha 8 anos, e na nova cidade mudei de escola depois do primeiro grau, então não tenho amiguitos de infância. Fiz faculdade no Rio, morei em Botafogo, Laranjeiras, morei em Niterói, trabalhei em diferentes partes do Rio e conheci muita gente… Mas olha; você so chegou a essas conclusões como eu o todos os comentaristas que vieram e que virão porque e’ brasileira e mora numa cidade grande. Em muitos outros países pelo mundo não e’ assim não. O europeu guarda muito as amizades de infância, mesmo se não tem nada mais a ver. Principalmente os holandeses pois o pais e’ bem pequenino e as cidades grandes nao chegam a 1 milhão de habitantes. Alem do mais eles tem grande incompetência, medo e timidez para fazer amizades novas.

  6. Tbm acho que vc traduziu mto bem o que mtas pessoas acham e sentem.
    Eu mesma estava pensando sobre isso uns dias atrás. Que as amizades a gente constrói com o tempo e com as situações.
    Algumas pessoas aparecem e fazem acontecer momentos bons pra vc, dos quais vc guarda na caixinha de recordações. Mas esses passam tbm e aí aparecem outros.
    Por mto tempo achei que amizade de “longa data” era verdadeira, mas tomei uma rasteira bonita, e passei a acreditar então em amizades que a gente conquista no dia a dia, e que essas são, sim, as verdadeiras 😉

    Parabéns pelo blog, Jane. Sou leitora assídua há tempos, mas só agora que consegui comentar.

    Beijos

  7. Andreza

    ègua mana tu és babado mesmo né ? hauhauhua penso idêntico … amizade não tem garantias … se conquista e mantém no dia – a -dia ! 😉

  8. Chel

    É isso aí, amizade é afinidade.

    Não é pq cresceu com vc que tem que continuar grudado… como se o tempo não tivesse passado… ah, e respeito, né?
    “Amigo” que fica cobrando não dá! Ou pior, amigo só de orkut é ridículo!

  9. Amizade é como uma flôr quando nova os amigos
    tranquilamente desfrutam seu perfume sua cor e sua for
    mosura,entretanto, o tempo passa e ela não mais cheira
    sua cor esmorece e sua beleza impalidece e vira-se a
    página. O amigo não mais existe.
    Amizade de infância.Ela se vai.e na adolescência um curto espaço.
    E na maturidade.Não mais interessa e na velhice o epílogo
    E aí ,termina em uma lapide:
    Aqui jaz quem na vida teve muitos amigos e na morte,
    nunca pousou uma flor em seu túmulo.

Deixe um comentário

