Pedestre cidadão

pedestreEu admito que ando pouco a pé, geralmente só mesmo na hora do almoço, quando não teria o menor cabimento sair de carro, primeiro porque não tem vaga pra parar na rua, segundo porque eu fico mesmo com vontade de bater uma perninha.

Mas independente da quantidade, eu procuro ser uma pedestre de qualidade. Tento respeitar as faixas, não passar entre os carros, andar pela calçada. E olha que na Vila Madalena o negócio é feio, pedestre aqui não tem a menor chance, tem mesmo que chegar chegando senão não consegue atravessar.

Só que enquanto motorista, os pedestres que cruzam meu caminho são, em geral, super sem noção ou, pelo menos, corajosos demais. Andam fora da calçada, atravessam fora da faixa, falam no celular no meio da rua olhando pra lua! O que mais me irrita são adultos de mão dada com crianças andando pelo lado da rua. Só eu sei que damas e crianças andam do lado interno da calçada?

E não sei por qual motivo ou se por algum trauma de vidas passadas eu tenho verdadeiro pânico de ver alguém sendo atropelado! Então já começo suar frio quando vejo pedestres audaciosos! E quando a audácia deles é pro meu lado então … aff.

12 comentários sobre “Pedestre cidadão

  1. Jane,

    Tive um colega de trabalho na Lapa que sempre na hora do almoço ele se irritava quando uma de nós tentava andar perto da rua, ele ja ia empurrando e falando, vcs pra lá e apontava.

    Mas lendo seu post, não sei pq, a primeira coisa q me veio a cabeça foi a teoria do Sapato, ja reparou a maioria dos atropelados perde o sapato?! queria descobrir pq….rs

    Bjs

  2. Elianinha

    Piores são pais que na porta de escola param em cima da faixa, e, não respeitam o pedestre, simplesmente ignoram. Aqui na minha cidade só a guarda municipal e olha lá para impor limites nos motoristas e pedestres, ehehehe! Beijão …

  3. Suelem

    Sabe que agora que estou dirigindo é que percebi o quanto irrita as pessoas andarem na rua! Mas temos que compreender que tem calçadas que o andar fica mais perigoso nelas que nas ruas!

    Bjão

  4. daniela

    Eu sou mais motorista que pedestre…Mas sou uma boa pedestre sempre passo na faixa de segurança, mas as pessoas muitas vezes não me respeitam como motorista!
    Mas creio que a culpa não seja nem de um nem de outro, claro que podemos ajudar, mas o transito no Brasil esta caótico, faltam calçadas, rampas, e asfalto, aqui na minha cidade ou vc tem um gipe ou escolhe o buraco que voce quer cair primeiro, nas calçadas e ruas…Como fica a população?

  5. meu irmão mora na suíça há 8 anos, e já virou europeu. numa de suas vindas ao brasil, parava o carro cada vez que via algum pedestre botando o pé na rua pra atravessar – em resumo, a cada 2 minutos, pq. pedestre realmente é f#$%!!
    fui obrigada a dirigir, do contrário alguém ia bater no meu carro…

    bj

  6. Vc tem toda razão Jane, de modo geral, os pedestres são bem folgados!
    Eu sou mais pedestre pq acabei de tirar minha CNH (aos 30!) e ainda estou “amaciando” então, continuo fazendo praticamente tudo a pé ou utilizando transporte coletivo e observo essa “audácia” de perto.
    Fico agoniada qnd vejo as pessoas atravessando fora da faixa de pedestres ou correndo, pq os carros estão vindo em sua direção. Morro de medo!
    Sou certinha, ando um pouco mais para me sentir mais segura na faixa de pedestres (será?) e obrigo quem estiver comigo a fazer o mesmo.
    Mas os motoristas tb não são nada fáceis e não respeitam os direitos dos pedestres.
    Acho que o problema em obedecer regras e respeitar os próximo está no ser humano, independente da categoria, coisa triste.

    Ah! A teoria da Dani tem sentido mesmo…todo atropelado perde o sapato…coisa curiosa! rs

  7. Aff!
    Tudo que você falou é verdade e assino embaixo.
    Eu sou super medrosa enquanto pedestre, e só atravesso em faixa e coisa e tal. Mas que está cheio de pedestres sem nocão na rua, isso está. Depois leva um “tebei” de um carro e a culpa é sempre do motorista, né?
    Eita, lelê!!

    Ei, e tu não sabia ainda que blogar era hobby? 😮

    Beijos, bonita!!

  8. cara, odeio pedestre burro. odeio.
    e adolescente então, todos acham q são filhos do homem de aço, indestrutíveis.
    ódio mortal qnd eles simplesmente ignoram que a rua é dos CARROS, ou deveria ser né. pqp
    boa sorte ai!
    kisses
    PS: quem me dera fosse inatingível as tais pragas tidas como calorias

  9. Sabe o que mais me irritaaaa nas ruas , são aquelas mãe que vão levando o carrinho do bebe na rua e todo voltado para o lado dos carros, e ai vai papeando com outra mais irresponsavel que deixa o filho solto e o moleque vai toda hora olhar o nene do carinho no meio da rua……qtas vezes tenho q desviar destas sem noção

  10. Rua e’ dos veiculos: carros, ônibus, bicis, bondes.
    Pedestres so na faixa.
    Mas cada pais tem um problema, ate nos ditos civilizados.
    Mas aqui na Holanda bicicletas tem prioridade no trafego. E a maioria dos ciclistas e’ muito cool: dois ou tres ciclistas “andam” lado a lado (ou as vezes em bandos), mudam de posição na rua apenas sinalizando com o braco, as vezes não tem luzes acesa no escuro/inverno (fatal e leva multa), levam muita bagagem na bici. E capacete pra ciclista não e’ obrigatório.
    Barra. Dureza. bicis Holanda=bicis Hong Kong

  11. Paty

    Em SJC o negócio é feio!! Sou uma pedestre audaciosa, então. E pra andar com o carrinho de bebe na rua (ops, calçada)??? Coitada da Giovanna, vira uma omelete sentadinha, de tanto que pula. Aí tento andar no cantinho da rua, sabe? Mas, além de ser perigoso, aqui, os motoristas não respeitam os pedestres, mesmo se estivermos com um carrinho de bebê. Um saco!

  12. maria

    Também fico nervosa com pais irresponsáveis no trânsito! E com motos “ligeiras”. E com motoristas que não respeitam a faixa de pedestre! E… deixa eu parar por aqui rs. Beijos

Deixe um comentário

