Jantar saiu de moda

marmitaEu estava com o maridon ontem na padaria jantando. Na verdade, comendo um sei lá o quê, uma média e um pão na chapa, ou um pedaço de pizza, uma salada de frutas.

Lá observamos algo relevante para … para … bom, algo irrelevante: as pessoas não jantam mais.

Estávamos falando das jantas (ou jantares) tipo rolava nas nossas casas quando a gente era criança, padrão pirâmide alimentar completa, com arroz- feijão- bife-salada. Agora quase todo mundo passa na padoca e compra pão, frios,uma torta salgada e pelo visto essa é a janta da galera. Pelo menos a nossa, em geral, é assim.

Concluímos que isso acontece por falta de tempo, porque as pessoas fazem dieta e, principalmente, porque o povo não tem que levar marmita no dia seguinte.

Os tempos mudaram!

Anúncios

27 comentários sobre “Jantar saiu de moda

  1. Suelem

    Meu sonho de consumo é chegar em casa e o sentir cheiro da comida pronta ( da minha casa, dos visinhos sempre sinto 😦 )
    Mas como se a janta só fik pronta se eu faço!!! E na boa, na maioria das vezes, um lanche é bem mais rapido e facil!!! Mas sinto falta da comidinha…

  2. pois sabe que aqui em casa a principal refeição é a janta? é o horário em que todos estão (ou vêm) em casa e se encontram – e a mamãe aqui, que não trabalha fora, faz a comida, of course!

    bj

  3. Jane tb. faço parte da “turma da padosca”, mas cá entre nós sem chance chegar em casa lá pelas 19h. e ainda encarar as panelas, mas tb. acho que arroz/feijão e cia. são meio pesadinhos pra se comer a noite, mas que rola um certo sentimento de culpa de não fazer a famosa “janta” isso rola.

    Bjs. sabor cachorro quente

  4. Cnfesso que aqui em casa a jantinha continua fazendo sucesso! Aquele cheirinho de feijão fresquinho à noitinha é boooooooooom….
    Tudo bem que não sou eu que cozinho! Se fosse, certamente rolaria um lanchinho básico à noite…rs
    Não tenho tempo!!!

  5. ANA PAULA A. C DE MORAES

    ei…..e seu filhote…..ele é pequeno, não é…..
    tbem come na padaria?
    isso é que é uma pena………uma hora em que todas famílias poderiam ou deveriam se reunir……
    na minha infancia, adorava os jantares e por isso e por outros motivos tbem, não privo meu filho disso…..
    adoro seu blog!
    beijos

  6. Pois aqui na minha terra (Recife – PE), feijão, arroz, macarrão é comida de almoço.
    Jantar aqui tem macaxeira, inhame, cuzcuz, batata doce, (acompanhado de charque, linguicinha, carne de sol) ovo, sopa.
    Mas aqui em casa a gente come direto um sanduichezinho no jantar. 😛

  7. é verdade!!!
    eu me viro bem com um sanduba e pronto! hehe
    qual a padoca?
    na nossa região gosto da La Brunet e da nova que abriu perto do shopping, a Condessa, ja foi la?

    bjs

  8. Bem, como um bom macho solitário que sou, na minha casa sempre tem janta.
    Adoro cozinhar e tomar uma cervejinha enquanto estou pilotando o fogão, hoje mesmo, fiz uma deliciosa sopa de legumes e jantei maravilhosamente bem.
    Padoca, pra mim, é só para o café da manhã mesmo.

    “…Meu Deus ai que saudades da Amélia, aquilo sim é que era mulher…”

  9. brisa

    akih em casa, marido cozinha o jantar (minha mae sempre falou que “janta” nao se fala..hehe) e eu ajudo. Nao temos empregada, trabalhamos e cozinhamos a noite (5 out of 7). Levamos de almoco no dia seguinte (tupperware), como eh costume por aqui. Mas se nao tem sobras, aih compramos lanche na hora do almoco. Cada pais de um jeito, neh?:)

    abs

  10. Jantar não rola so no Brasil, porque o pessoal tem pausa de mais de meia hora para almoçar, e muitas opções. Essa estória de “não ter tempo” ‘e tããão relativo ! O pessoal não tem tempo para fazer uma comida simples a noite mas tem tempo pra telefonar, ver muita novela, ir pra internet… questão de escolha.

  11. Lá em casa só rola lanche às sextas e sábados porque ninguém merece cozinhar no fim de semana, né! Já me basta domingo, que sempre vem uma galera comer lá em casa…
    Eu e o Fabiano somos como duas crianças: quanto mais bobagens para comer, melhor, mas padoca duas vezes ao dia, nos 7 dias da semana, acaba ficando caro… Prefiro cozinhar! E ele ajuda bem, então o rango sai rápido.

    Abração!

  12. Jane estava com saudades do seu cantinho sempre tão observador.
    Lembro da janta (janta, mesmo; jantar é coisa de rico) era servida às 6 da tarde.
    Podia ser uma sobra do almoço, uma torta caseira com uma slada de alface… Ou uma sopa quente que se toma numa tarde fria… Hum uma sopinha a noitinha é uma lareira que se acende no estômago.

    As pessoas perderam a noção do que é realmente viver a vida.

    bjus

  13. simone

    Em casa é como antigamente. Rola janta quase todos os dias. Marido vai adiantando e quando chego em casa, lá pelas 20hs, preparo uma salada.
    Tenho amigas que diz que sou muito exagerada neste ponto de jantar todos os dias, mas isso vem desde à infância, tradição e tenho aquele pensamento antigo que criança precisa comer e não lanchar. Sei que é bobagem, mas é a tradição, rsrs.
    Bjs.

  14. Menina, há quanto tempo não venho aqui!

    Nossa, eu sou comilona pra burro e sempre chego em casa em busca dos restos do almoço. Mas tipo sempre. Quando a opção não me apetece, aí sim parto pro pãozinho.
    Fico imaginando quando morar sozinha – não cozinho naaaaaada – vai ser complicado. Acho que vou viver de pão de forma e miojo com salsicha. Melhor aproveitar enquanto ainda dá.

    Beijooooos

  15. Iaê??

    Quanto tempo sem vir aqui… ê saudade!

    Então, este negócio de janta é mesmo complicado. Depois de um dia de correria no trabalho e metade da noite preso no trânsito pra voltar pra casa, ninguém quer enfrentar o famigerado do fogão pra cozinhar. Com isso se vai também aquele momento gostoso em volta da mesa, em família e com comida de verdade.

    Daí, em nome da praticidade, todos engordamos comendo pãozinho com “frios”, manteiga, torta salgada (ou doce) e Coca-cola pra acompanhar…

    Agora aguenta a bronca do nutricionista… rsrs.

    Abraços a todos e todas

    Neo

  16. Eu ainda to na mamata da janta em casa, familia se reune nesse momento, mas tudo claro pq mamãe ta em vcasa e faz.

    Quando eu estiver na cenzala duvido que continue assim, lanche toda santa noite, amém!

    Merecemos chegar em casa, tomar banho, não lavar louça e tão pouco sentir cheiro de tempero madruga a dentro dé…rs

  17. Ahh, até larguei a famosa “comida” (arroz, feijão e afins…). No meu caso é por causa da dieta, mas às vezes eu ainda como uma coisa nutritiva. Sanduíche no almoço e na janta, no café da manhã… A praticidade falando mais alto. Mas também, tenho a sensação de ficar “mais cheia” quando como pão. Por que será?… :p
    Bjos

  18. nem me fale! Qdo eu era pequena meu pai fazia questão de jantar, comer comida e tal. Hoje eu nem sei o que é isso, no máximo como um pão ou um salgado na faculdade e meus pais idem! Pra vc ver como os tempos mudaram em questão de sei lá, 15 anos!
    a foto das marmitinhas tá demais auhauhauha minha mãe tinha uma dessas!
    adorei!

    bjus

    Heleninha

  19. Gêmela,

    Saudades!

    Então sabe que culinariamente somos opostos né. Mas mesmo assim continuamos gêmelas, porque transmimento de pensação ou não, seu post coincide com o meu filhote novo, o blog http://chef-mama.blogspot.com/ estréia segunda feira com causos, receitas e fotos das minhas aventuras na cozinha.

    Como eu prefiro cozinhar a brincar de boneca eu coloco as crias na dança e preparamos o jantar todos os dias (nem que seja miojo incrementado com tomatinho cereja e queijo branco rsrsrs) e sentamos na mesa igualzinho antigamente.

    E se pudesse levaria marmita numa ótima, porque comida de hospital ninguém merece!

    Beijão

  20. Milene

    Jane,

    A conclusão não é tão irrelevante assim…
    Minha nutricionista falou que a população engordou depois que perdeu o hábito de jantar. Isso porque a refeição dava uma sensação de saciedade maior, o que diminuia os beliscos desnecessários…

    Bom, continuo adorando beliscos!
    Haha!

  21. Eu já tinha comentado a mesma coisa com meu esposo, 1berto. Ninguém janta mais.
    Nós, que somos pobres e não temos empregada em casa (mas nem por muito dinheiro que eu vou cozinhar depois de um dia de trabalho), chegamos em casa a noite e comemos qualquer coisa…lanche, fruta, resto de almoço do domingo, pizza…pra quê jantar se já já vamos dormir, não é mesmo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s