Iogurte: do it yourself

No post anterior eu comentei que faço iogurte porque é muito fácil, muito saudável, porque eu não tomo leite e tô na idade de ter que tirar cálcio de algum canto, porque é louça-free, etc.

Mas o motivo mais legal é que é uma grande aventura, já que você faz, tampa, espera 8 horas e abre o pote podendo encontrar um negós cremoso e lindo ou uma leite com gosto azedinho.

E agora, finalmente, a misteriosa receita:

– 1 litro de leite

– 1 copo de iogurte consistência firme

– 1 dedinho bem lavado e seco

Aquecer o leite até uma temperatura agradavél ao seu dedinho, misturar o iogurte delicadamente, transfererir para um recipiente com tampa, embrulhar numa toalha de mesa, colocar no forno desligado, deixar lá paradinho por uma noite, rezar.

Para saber a temperatura do leite, vamos seguir a dica da leitora Kell: “o leite tem que estar morno mesmo, em temperatura que seu dedo (devidamente lavado) aguente ficar dentro dele por 10 segundos”.

Eu uso panela de vidro e tampo com uma tampa plástica própria. Eu acho que não dá certo em qualquer recipiente, acho melhor recipiente plástico ou de vidro com tampa. Também uso leite e iogurte desnatados, afinal, magreza é o que interessa.

De toda forma, se der errado, eu bato com um pacotinho de gelatina, coloco na geladeira e minto que fiz iogurte de beber!

Particularidades pouco importantes para sua saúde:

– eu uso panela de vidro direto, acho que alumínio não faz bem pra saúde, mas isso fica por conta da minha neurose e dos meus duzentos anos estudando química na faculdade;

– eu não tomo leite, sou contra leite, e se você me disser que está com caspa, calo no dedão, espinha, eu lhe direi: corta o leite.

Enjoy e me conta.

25 comentários sobre “Iogurte: do it yourself

  1. Muito facinho ne? Tentarei pq aqui em casa é um prejuizo semanal de potinhos de iogurte industrializado. Só pedirei o dedinho emprestado ao marido pq o meu tá alérgico, todo vermelho de bolinhas e não quero um iogurte de morango.

    AMo-te!

    beijos

  2. Jane, há algum tempo resolvi diminuir o meu consumo de leite, já que tenho tendência para “bezerra da silva”.
    Passei a usar Ades light e hoje não sinto diferença no sabor.
    Ainda não consegui a brir mão do meu queijo branco com geleia no pão, mas aí, posso dar a desculpa de que é por causa do cálcio, bla, bla, bla. Sabe como é que é: passei dos 40, perto da menopausa…
    Eu gosto de iogurte de cortar. Cremoso, me lembra papa de Maizena.

  3. Ale Diogenes

    Ótema receita! Vou experimentar por aqui, se der certo eu volto e conto, se não, volto tb!
    Do jeito que num sou boa de cozinha esse iogurte pode até virar canjica…
    Bjsssssssss

  4. Flavinha

    To digitando aqui tomando uma xícara de leite morno, rsrs, eu amooo leite, não consigo ficar sem ele um diazinho sequer… fazer o que né. Nossa, facinho facinho esse iogurte, vou até me arriscar! Bjocas.

  5. Aline

    Só isso mesmo? E os tais “bichinhos” não precisa?
    Sempre que vejo alguém dizendo que fez iogurte caseiro me lembro dos bichinhos e me embrulha o estômago.
    Se for só isso mesmo é pra já que vou fazer.
    PS: também não tomo leite de jeito nenhum, nem com Toddy (e eu amo chocolate).
    Bjs

  6. Clara

    Oi Jane
    Tem uma versão bem saudável que é fazer com lactobacilos vivos. Compra-se o saquinho dos tais lactobacilos vivos em lojas de produto natural. Depois é seguir a receita que vem escrita no saquinho… Bem parecida com a sua, mas sem iogurte.
    E depois pode usar dele para fazer mais.
    Bjs!

  7. É bom previnir-se com cálcio em tudo porque chega numa determinada idade que tudo depndeu do que a gente fez durante a vida, sobre esse assunto, claro rsrsrs
    Quanto as panelas, tb sou neurótica com tudo e ainda não achei as melhores.
    Beijocas carinhosas

  8. Valéria

    DELICIOSO

    Eu testei a receita e ficou maravilhoso. Vale muito a pena porque eu também nao tomo leite e o yogurte caiu super bem.

    Aprovadíssimo!
    Amei e obrigada pela dica!

  9. Valéria

    DELICIOSO

    Eu testei a receita e ficou maravilhoso. Vale muito a pena porque eu também nao tomo leite e o iogurte caiu super bem.

    Aprovadíssimo!
    Amei e obrigada pela dica!

  10. Jane, adorei a receita pq nem to a fim mais de comprar iogurtes com corantes e conservantes no supermercado. Eu nunca estudei química (nem pra passar no vestibular) mas ando estudando muito a alimentação por causa do meu irmão e sei que muota coisa que a gente acha que é saudável nem é… tipo iogurtes de supermercado.

    Panelas e recipientes de alumínio com certeza são péssimos pra saúde… melor inox ou vidro! 🙂

    A propósito (é chique falar assim né?) já ouviu falar em kefir?

    Parece iogurte e faz muito bem pra saúde… e oura: vc pode fazer cream cheese, comer com frutas, fazer vitaminas…

    beijos e adorei o post!

Deixe um comentário

