Míni Einstein em treinamento

JOAO_mO João e o Alê são corda e caçamba, contei? Claro que é porque o pai é permissivo, gente fina, não dá uns pegas pra capar, etc. Considerando que somos um casal, advinhem de quem é a árdua tarefa de ser o Monstro do lago Ness da casa?

Pois é, advinharam.

Essa semana estávamos só eu e o João porque o Alê virou caixeiro viajante e iria ficar três dias fora, contados a partir de segunda. E o João sabia desse detalhe, que o pai ficaria fora por esse período e voltaria na quarta.

Até então, eu achei que ele não sabia o que eram 3 dias e nem o que era quarta. Ah não, quarta ele sabe, porque é o dia de levar brinquedo na escola, lembrei.

Mas por motivos mil, o retorno do Alê foi adiado e ele ficou um dia a mais. Logo, João acordou na quinta e concluiu brilhantemente que o pai não estava em casa.

O que me causou espécie (oi?) foi o comentário dele no carro, a caminho da escola: – o papai me enganou, ele disse que ficaria 3 dias fora!

Sinceramente, nem sonho como ele chegou à conclusão de que quinta-feira era o quarto dia da viagem, quando, na teoria, o pai já deveria ter voltado. Vai ver minha mãe fez algum comentário, ou ele estava fazendo um X nos dias do calendário e eu não percebi 😛 . Tá, nem tanto.

Por outro lado, achei positiva essa pequena decepção infantil porque a vida, definitivamente, não é nem um pouco cor-de-rosa. E com isso ele já pode começar a desenvolver uma capacidade totalmente desejável: a resiliência.

O que importa é que ele compreendeu, aceitou, e só pediu pra eu acordá-lo quando o pai chegasse. E eu rapidinho topei, porque o Ale já vai assumir o posto de pai-mais-que-perfeito logo que entrar, quando levará o João pra fazer xixi.

Aliás, esse xixi da meia noite (nome sinistrão, fala sério)  é sacal, porque o João não quer ficar em pé, não quer segurar o pipi, isso quando não inventa que não fará xixi coisa nenhuma. E nós estamos trabalhando para melhor atendê-lo, digo, estamos ensaiando pra tentar deixar rolar, e ver se ele já consegue passar a noite toda sem xixar!

Ou seja, aos 4 anos do meu filho tenho que ensiná-lo ser resiliente, ensinar os dias da semana, a contar as noites e a não mijar na cama.

É, alguém falou que seria fácil?

22 comentários sobre “Míni Einstein em treinamento

  1. Oi Jane! O meu de 3 anos ainda usa fraldas pra dormir e como o histórico familiar não é favorável ( eu fiz xixi na cama até os 8 anos e emeu marido até 9. Acho que ele vai usar fraldas pra dormir até os 18. me avisa se souber de promoção de fraldas geriátricas tá? Acho que o João tá muuuuito sabido hein?
    BEIJOS flor

  2. haha! Adorei a sua denominação: Monstro do Lago Ness….
    Como sou meio “brava” provavelmente esta posição será minha. Além do fato de meu noivo já ser o Monstro do Lago Ness dos primeiros filhos… duvido q ele queira adotar a posição novamente.
    Não é fácil! Adoro ler posts assim… misto de que vontade com ai meu Deus!
    Beijos
    lelê

  3. Daniela

    E eu que tenho que ensinar todo dia a minha a ficar na escola!!! É uma choradeira sem fim. Tô exausta !!!!!! Alguma psicóloga infantil de plantão para me dar umas dicas?

  4. Lilian

    Oi!!

    preciso comentar duas coisas:

    1. RESILIÊNCIA!!!! Jane Murbak tb é cultura!!! ainda não tinha ouvido essa palavra e praticamente “estudei” o texto que vc indicou!! valeu!!

    2. vc escreve MUITO bem!! esse texto está fantástico (não que eu seja uma expert em gramática, mas é que leio bastante {livros, jornais, revistas, futilidades, blogs} e vejo cada coisa!!) !!!!!

    3. tb estou na fase de tirar a fralda da noite do Gabriel…ter um horário no meio da noite p/ levá-lo ao banheiro é uma ótima dica p/ controlar a escapada do xixi…vou tentar…

    bj

  5. Vanessa

    Xixi da meia noite é otimo acho que ganhei na sena meu filho 3 anos naõ faz xixi na cama nunca desde que deixou as fraldas o que aconteceu antes 1 ano e 5 meses sea que ele é tb um mini Einsten?

  6. ai ai, essas crianças, pensamos que eles não entendem as coisas, e nem se preocupam com nada, eles são bem detalhistas.

    Mas decepções são importantes para o crescimento de crianças que aprendem os limites da vida.

    Uma vez no seriado de “mães” do GNT a mãe disse a filha “filha nem sempre o principe vem” quando ela esperava o par da dança da escola ou da peça para se apresentar.

    Acho que todos precisam disso né. Agora o xixi, boa sorte, meu sobrinho ainda escapava vez ou outra até seus 12 anos.

    Bjs

  7. mas tem mtas Lilian aqui heim? haha
    bom…sou mais uma então!
    meu filho Pedro tem 4 anos…tirei a fralda “diurna” com 2 anos e a “noturna” esse ano…a contragosto é verdade…o fato é que ele mija…ops faz xixi é mais delicado…na cama quase que diariamente…tb levamos ele pra fazer o xixi na madrugada, as vezes dá certo…as vezes como ontem, não! aliás ontem minha vontade era de dar com a cabeça na parede…com a minha, não com a dele! ps eu tinha recém trocado a roupa de cama e ele quis pq quis dormir cmg…e permití…lavou a cama de xixi!! :/
    meu irmão fez xixi na cama até os 14 anos de idade!! ng merece!! a cama do Pedro já tem plástico..será que terei que forrar a minha tb?! rsrs
    no mais, preciso dizer que seu filho é um barato além de ser mto fofo!! beijos!!

  8. Claudia

    Mana, o monstro lá de casa tb sou eu. rs!
    O xixi noturno eu já consegui tirar, mas foi show de horror hoje pela manhã, tentando fazê-la cumprimentar o porteiro.
    A Luiza minha filha, tem 4 tb, e é muito tímida. Sofro!
    Há, antes que eu me esqueça, sou a valeseguros do twi…
    Bjo

  9. Que fofinho.

    Não vou mais reclamar de limpar a caixa do gato. Xixar meia-noite é de lascar!! Sem falar nas tantas mamadas e trocas de fralda feitas na madrugada muito antes disso tudo…

    Bjins

  10. Não adianta. Sempre digo aqui em casa que eu sou o bicho papão. Eu que mando comer, eu que mando tomar banho, escovar os dentes, etc. Tudo de chato sou eu quem manda fazer. Affe!

  11. Gislaine

    Lindo texto…bem super mãe…meu filho fez agora em outubro cinco anos,e é assim,o xixi já superamos,ele está na fase dos porquês?E tenho me virado em 3 para dar todas as respostas quando posso e sei do que se trata estou quase uma estudiosa dos dinossauros de tanto que ele ama esses bichos…Enfim nossos filhos vão ser sempre nossos heróis…
    beijos
    sim e o meu é um João também!

  12. Claudia

    Jane, pergunta assim que é mais fácil: Quem não for mãe monstro do lago ness aí levante a mãããoooo….
    Aqui em casa eu até sou mas deixei a maior parte do babado pra minha babá do lago ness…ela reclama com os meninos o dia inteiro que nosso senhor dá….até pq eu fico na rua quase o dia inteiro….mas no domingo baixa o monstro em mim…ele chega depois que a mãe besta que pinta, modela, cuida de plantinhas, recorta, cola, dança e afins vau embora…ufffaaaa…brincar cansa e dá espaço ao monstrão, e aí entra em cena o pai-herói-acorda-tarde-assiste-esporte-corrida-futebol e salvador de feras, opss, crianças indefesas…
    bjos (parabéns, o João é fowfo!)

  13. brisa

    Sei la. Eu sou “banana” (coracao mole, manteiga derretida, etc e tal). Sou a que choro, a que deixa pra la…..e eles sabem e abusam disso. Mas qdo viro brava, sou a que eles tem medo. Uh? De mim? weird. Bom, mas sou mae “Leao” e leonina, eh ph*da.
    haha

    Abs

  14. Que gracinha! Lindeza de criança! Ser mãe é padecer no prejuízo, filha. Ninguém nunca te contou isso, não?
    Brincadeira…parabéns pelo filhão que está crescendo e que muito rapidinho vai deixar o pipi da 1/2 noite!
    Beijos!!!

  15. Ola querida!
    Aqui estou eu depois de um longo afastamento do mundo dos blogs. Este e um espaco onde eu literalmente falarei o que eu penso sobre meus atos e do espaco onde vivo. Convido voce para conhecer o meu espaco: Acaraje light. Light porque toda mulher que se presa vive uma vida light!!! hehehehehe
    Te espero e ja te linkei!!!

    Bjaooooooo
    http://www.acarajelight.blogspot.com/

Deixe um comentário

