Escopo de trabalho

Sempre que eu mando uma proposta, faço a lista de itens que estão incluídos no escopo da forma mais detalhada possível, senão, já viu. O cliente pede coisas que nem Deus sabe de onde ele tirou aquilo, muito menos como chegou à conclusão que contratou a coisa comigo.

Enfim, trazendo para um mundo menos corporativou, ou seja, para o ambiente doméstico, com empregadas a lista de escopo fica prejuficada por motivos óbvios. E aí que eu fico super sem jeito de pedir coisas que não sei se elas sabem que devem ser feitas.

Tipo limpar sapato, fazer bolo, lavar alface, jogar coisa vencida fora, estão no escopo das empregadas? E, se não estão, como incluir? E se estão, como fazê-las executar?

Com essa minha nova secretária resolvi falar, porque o método que eu usava, que era de fugir e deixar a coisa brotar, não funcionou. E ela, pelo jeito, ouve e faz do jeito combinado, sem bico e sem torcidas de nariz.

Só que, como dizia o filósofo, Vassoura nova é que varre bem.

Aguardemos.

Anúncios

16 comentários sobre “Escopo de trabalho

  1. Faz assim, qdo vcs se encontrarem de manhã já esteja com uma lista pronta do que vc quer q ela faça, daí sai correndo dizendo q está atrasada mas q deixou uma listinha explicando o que precisa q seja feito, hehehe…

    Jane, tô com uma alergia do cão, q me deixou dependente da minha diarista, toda vez q trato ela bem pra ela não me largar lembro de vc, kkkkkkkkkk

    Bjo

  2. Helena Luisa

    Ai, que saco essa coisa toda, né?! Eu também sempre deixei a coisa “brotar”, mas não dá certo. Esse sábado farei a mesma coisa que você, falarei o que quero, esteja no escopo das empregadas ou não, e vamos ver o resultado…

  3. Ai, ai…Tópico difícil…Empregada sempre é um mistério. Mas optei por falar tudo, do jeito que gosto que seja feito. A única coisa que não exijo é “hoje é dia de fazer isso, hoje de fazer aquilo…”, sabe como? Tirando dia de botar lixo pra fora e dia de passar roupa, o resto é livre, ela limpa o dia que quer (limpeza maior). Não gosto de “dia de faxina”. O segredo é não acumular nada, e todo dia se consegue fazer um pouquinho.
    Agora me conta: porque elas sempre se fazem de bobas?

  4. Olha amiga, sempre fui adepta do “ela tem que saber o que tem que fazer”, claroooooo que não rola….então menina eu falo, e olha que mesmo falando ela tem a cara de páu de falar….ih isquici….sofro.
    Bjs.

  5. Eu, que tenho mais empregadas que anos de casada, aprendi que elas tem que ouvir detalhadamente o que tem que fazer, senão não fazem.
    E quando ficam em casa sozinhas, porque trabalhamos, se sentem as rainhas.
    A minha empregada nova chegou a me dar brinca porque deixei vencer um danoninho da Laura. Já coloquei os pingos nos is e ela agora sabe que na minha casa quem dá bronca sou eu.

    Beijos

  6. Esse seu post foi meio “mensagem hermetica” com codigos de linguagem, simbolos secretos, objetos profanos (vassoura da bruxa?) e tals. Anda lendo muito Dan Brown e Paulo Coelho hein nega ?

  7. Gislaine

    é sempre difícil, a gente fica com receio de como e de que jeito falar, mas não tem jeito a gente tem que falar…E rezar pra que elas não se abusem e não nos deixem!
    beijos…

  8. Amora

    Então menina…tem coisa que não é obrigação nem de empregada, nem de diarista. Tipo: limpar calçados, lavar roupa íntima, olhar dever da criança, ensinar o “para casa”, fazer lista de compras…

    Diarista só tem obrigação de limpar por fora. Ou seja, não tem obrigação de lavar, passar, cozinhar, ou lavar a louça suja que vc deixou na pia. Não tem obrigação de limpar os armários por dentro, muito menos organizar suas roupas. Não tem obrigação de limpar geladeira. Já empregada sim, tem obrigação de fazer isso aí.

    Tem coisa que é a dona da casa quem tem que fazer. Essa de limpar seus calçados é o fim do mundo nega.

    1. janete

      trabalho hem uma casa a 5 anos 3*na semana desde janeiro vou de quinze em quinze cobro 80reais so vou embora quando cumpro minhas obrigaçoes tudo que me pedem para fazer sempre digo sim pois a um ano atras mudarao minha rotina de trabalho em 2*na semana porem em dezembro naõ recebi nemhua gratificaçao nunca tive carteira assinada trabalho com atençao e muito amor pois acho que nao sei fazer outra coisa me arrependo de ter perdido todo o tempo da minha vida trabalhando dentro da casa das pessoas aguentando o mau humor e a fauta de respeito fora os palavroes que ouvirmos sempre trabalhei bem nunca respondi ninguem sempre choro muito por suportar tantas coisas e nao saber fazer outras coisas como lavar passar e arrumar e o que sei fazer melhor desde os 9 anos de idade estudei ate a quinta serie tenho 30 anos

  9. Amanda

    Oi Jane amei sei blog, estava passeando pela net e encontrei seu blog falando a respeito de Empregada, affffffff que negocio dificil, e um problema mundial, fico confortada em saber que nao sou so eu que sofro com isso. beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s