Ser um Ser aSsertivo

Eu não sou assertiva, descobri dia desses. Na verdade eu achava que eu era, porque me considero bastante objetiva e  tals, mas no meio de uma conversa fui parabenizada por estar assertiva. E quem está não é, confere?

Depois soube que até tento ser assertiva, mas penso muito para falar, o que me tira do foco.  E até então eu considerava minha capacidade de pensar para falar praticamente uma prova da evolução da espécie (Darwin, beijo) porque o meu eu, aquele euzão secreto e abafado, não é muito de pensar não.

Mas voltando à assertividade, quando soube o que era isso (porque eu sabia, mas de orelhada, não de saber detalhadamente) achei tão legal ter sido assertiva e aí decidi que quero ser assim pra sempre, amém.

E você, quer ver o que é ser assertivo?

O Assertivo é capaz de expressar suas necessidades, opiniões e sentimentos, confiante de que não está dominando, explorando nem coagindo o outro a agir contra a sua vontade. Busca defender seus desejos, sem ignorar os dos outros (leia mais aqui).

Anúncios

14 comentários sobre “Ser um Ser aSsertivo

  1. Gostei! Também não sabia bem o que era, mas agora que não sou mais uma completa ignorante em relação a isso vou tentar aplicar isso no meu dia a dia. Sera que vinga?…

    Bom feriado!
    Bjs!

  2. Carol

    Queria ser assertiva também, mas acho que a parte final do conceito que você colocou ainda preciso melhorar…. rsss
    Ninguém é perfeito, neam!
    bjss

  3. Caro blogueiro,

    A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 está em pleno andamento. Precisamos vacinar 91 milhões de pessoas e, para isso, contamos com a sua ajuda. Preparamos diversos materiais que podem ser usados em seu blog para ajudar o Brasil nessa tarefa tão importante.

    Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br .

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

  4. Jane, acho que a assertividade se da em varios campos do saber. Vc me parece MUITO assertiva para dirigir, confia no seu taco e vai tal e qual chapeuzinho vermelho pela estrada afora bem contente. Eu ja me caguei de medo quando me deparei com highway bloqueada, nao sabia que caminho alternativo tomar. Por outro lado sou MUITO assertiva para falar em publico, em linguas estrangeiras, escrever, estabelecer contatos, me expressar com o medico… mas nada assertiva para tomar decisoes financeiras (hipoteca, investimentos, pensao…). Sou cautelosa, pergunto pouco, desconfiada, nao me arrisco.

  5. Jane, querida!

    Eu sempre achei vc assertiva. E eu devia tê-lo sido quando estive aí: devia ter marcado hora e local pra gente se encontrar, né? Saí naquela noite de sábado e domingo inteiro eu não era gente. Só vi sua ligação na volta para bsb. Ainda tenho esperanças que vamos nos encontrar logo. Estou planejando logo uma volta praí. Você vai me esperar, plzzzzzzzz?

    Beijos,
    Não me odeie.
    S.

  6. Mo furada essa mensagem acima do ministerio da saude querendo vacinar as pessoas contra a Influenza A. Gente, nao se vacinem nao !! PERIGO !! Ja falei isso no meu blogue ha meses atras, foi o Escandalo do Seculo a Holanda comprar 3 doses da vacina para cada cidadao. So’ 35% da populacao compareceu para tomar a primeira dose. NINGUEM conhece os efeitos colaterais dessa vacina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s