Meu filho dorme sozinho

Eu sei que o título desse post pode parecer meio ofensivo pra quem tem filho que não dorme sozinho, ou nem mesmo dorme, mas eu posso explicar.

Eu sempre valorizei o sono do João, com direito a ritual pré sono, soneca cronometrada (se acordasse antes do tempo eu fazia dormir de novo), sono no escurinho e nunca no barulhão, ou seja, tudo que é neurose escrita nos mais diversos livros que li, eu apliquei.

O lance é que ele é do tipo de gente que precisa dormir. Se dorme mal, acorda mal humorado e aí eu penso que minha nora magra peituda terá que descascar esse abacaxi toda manhã, porque ele é do tipo que bate porta e joga o copo de leite longe. Tá, nem tanto, mas quando ele crescer eu não garanto …

Então, em nome da minha nossa paz, ele dorme cedo e acorda cedo, o que acaba sendo conveniente para todos (apesar que eu daria tudo pra dormir até umas 9 aos sábados).

Mas voltando ao título, antes eu ou o Ale tínhamos que deitar com ele. Se fosse o Ale ele dormia primeiro que o João, daí eu ia lá resgatar o criaturo e tudo bem. Se fosse eu, o João ficava cutucando meu cabelo, o que me deixava com dor de cabeça, mau humor e cabelo oleoso.

Aí fizemos um trato: daríamos boa noite e ele ficaria lá tentando dormir sozinho, em troca ganharia uma luminária de “gosma” (falta glamour no vocabulário dele, admito, vou tentar influenciar). Ele também deveria fazer oração pra naõ ter medo, e eu garanti que não tinha monstro embaixo da cama.

E assim se fez. Agora ele dorme sozinho, com sua luminária.  E, posso falar? Sinto saudade de cada noite que fiquei tentando fazê-lo dormir.

Ah, ó só a luminária que legal!

Anúncios

22 comentários sobre “Meu filho dorme sozinho

  1. Aline Costa

    Tenho fé que meu dia vai chegar.
    Tenho total identificação com tua história do sono do João, inclusive a parte de prolongar a sonecas e tudo o mais.
    Aliás, teu tópico lá na comunidade Soluções para Noites sem Choro já me ajudou um bocado quando meu filhote era bebezinho.
    Enfim, vai passar, né? Caso contrário, a magrela peituda (aqui a gente chama de “a galega”) vai ter que colocar ele pra dormir toda noite. Rá!

    Beijos.

  2. Muito boa a sua idéia. Eu também tive que fazer algo do tipo pro Vítor dormir sozinho, mas nem me lembro o que foi, mãe relapsa! kkkk Apesar de que com ele eu não dormia na cama. Mas ele ficava me chamando duzentas mil vezes, era uma novela. Hoje em dia ele dorme direitinho, onde quer que estejamos. Agora falta fazer o mesmo com a Alice.

    Beijos e parabéns!!!
    Thaty

  3. by Faby

    Ah Jane… adorei!!! Qdo a gente percebe que eles cresceram da muita saudades mesmo!!! Tonzinho sempre dormiu sozinho, de porta fechada e no escuro… eu que as vezes vou lá pedir um cantinho… rs!!!! Bjs

  4. O João é meu ídolo, sabe negociar! Thierry dorme sozinho desde bebê (diferente do irmão mais novo) mas dorme de fralda, e capricha pra enche-la a noite toda rs Vou mostrar a foto da luminária (top symbol dos anos 80, adoro), quem sabe ele não se empolga rs? beijo janoca

  5. Ai Jane, mas posso falar também? Não vejo a hora de sentir saudades de colocá-lo para dormir… Na verdade adoooro, mas queria que ele dormisse mais rápido. Tem noites da gente ficar 2 horas deitado com ele, é de endoidecer gente sã…
    Tentamos a negociação do dormir sozinho, com direito a livrinho pré sono (toda noite tem!) e oração dos 3 juntos… mas em poucos dias ele tomou coragem e disse que estava com medo… Não aguentei de pena. Dormir com medo é o fim, né? Aí voltei a dormir com ele… Pode ser que até os 20 ele perca o medo, daí vai dormir sozinho… quer dizer, não vai mais dormir comigo…
    Parabéns ao João e sua luminária de Gosma.
    Beijos.

  6. A Lu começou a dormir sozinha ano passado, aos 3. Achei muito cedo, no começo, mas até que ela se saiu bem. Se vacilar, eu estava mais ansiosa que ela de deixar ela dormir sozinha. hahahaha

    Mas é muito bom ver nossos filhotes se desenvolvendo, né?

    Beijo!

  7. Caramba! Grande João!! Ainda ganhou a luminária de gosma!! Voce vai ver Jane, as magrelas peitudas vão vir mais rápido que voce imagina…

    Engraçado, eu tinha medo de dormir sozinho também, mas minha mãe conseguiu descobrir o que era! Tinha um negócio tipo um “lustre” na lampada do meu quarto, feito de crochê. Quando a luz passava pelas frestas do crochê, projetavam na parede umas sombras de uns monstros medonhos! Daqueles que os Power Rangers enfrentavam!!! ahehaheahehaehhahaehaehaeha

    Fui saber disso anos depois, enquanto minha mãe colocava meu priminho pra dormir.

  8. Olha, amiga, minha filhota tem anos e volta e meia regride nessa história de dormir por conta própria embora sempre tenhamos feito os rituais todos, mas acho que é mais uma forma de chamar atenção quando o pai viaja a trabalho ou por causa do mano pequeno.

    Mas ela faz orações, lê, às vezes pede a luz noturna e te juro que é um parto às vezes quando essa regressão se dá. E nós tratamos de dar essa atenção toda que relataste, mas juro que tem dias em que quero que as coisas aconteçam espontaneamente com ela, porque o que ela quer é testar os nossos limites também. Isso cansa muito, não é mesmo?

    Mas sigo firme no propósito de torná-la segura e ajudá-la a enfrentar essa fase, embora quando o papai viaje eu a permita dormir umas noites comigo… será que faço mal?
    – Lembro de quando criança adorar dormir com minha mãe quando meu pai viajava!!!

    beijo,
    Ingrid

  9. Andreza

    Janiscreide,

    Quanto tempo né mana ? Mas eu sempre venho por aqui, só que não comento !

    Sim, mas vamos aos comentsss : Adorei o post e quero q te dizer q meus filhotes tbm só dormem com suas luminárias de time… e ganham premioss por dormirem sozinhos… é mana, o tempo não perdoa, daqui a pouco estão saindo sozinhos, etc sozinhos ou acompanhados ahuhaua bjssss 😉

  10. acho o máximo que os pequenos consigam dormir sozinhos. é um passinho a mais para a independencia.
    mas imagino a falta que deve fazer sentir os braços em frangalhos na época que era preciso ninar… ok, saudade os braços em frangalhos não, mas daquele calorzinho e o cheirinho do baby nos braços…

    amo vc e o blog sempre!

    afinal, quem é amiga, comenta! #amigacomenta

  11. Nossa… lembro direitinho o dia em que a minha pequena (que já tem 4 anos) dormiu sozinha! É uma conquista. Mas a saudade fica mesmo! E relaxa, quando chegam os picos de crescimento, eles pedem um colinho e um chamego para dormir!!!

    Beijos

  12. Jane, amei seu post. Me inspirou para escrever a respeito. Meus filhos também dormem sozinhos, mas ao contrário de vc não sinto saudades de ficar sentada num chão duro, e sair nas pontas dos pés.
    Ganhei uma liberdade maravilhosa! E aproveito cada segundo. Vendo filmes de adulto, tomando um banho demorado, ou só jantando e batendo papo com meu marido.
    Ah, e eu também li Nana Nenê, Encantadora de Bebês, Limites sem traumas e tudo que tinha direito, e eu ainda nem tinha barriga… hahahahaha
    Bjos,
    Calu
    #amigacomenta

    1. Jane Murback

      Celle, ele tem 4 anos, faz 5 em setembro. Curte seu bebezinho aí e faz do jeito q vc achar que seja bom pros dois. Sofrer não tá com nada. Bjo

  13. ana

    Nossa… é isso mesmo. Mas no meu caso deixamos um Tom Jobim instrumetal programado pra 15 min, bem baixinho. Mas gostei da luminária tbm.

  14. Gente chique é outra coisa, né? Não me espanta em nada essa independência do joão, criança “muderna” é assim mesmo, cheia de personalidade e independência, um loocho!!!
    Vou comprar uma luminária pro meu marido, pra botar na sala quando eu mandar ele dormir no sofá, daí ele não fica ranhetando e peranbulando pela casa, assim dormiremos felizes, nem tanto!!! kkk
    beijos!!!

  15. Sem querer psicologizar muito a coisa (odeio psicologo que faz isso) a gente sabe como é ruim a criança que dorme no meio dos pais ou mesmo no quarto dos pais, mas conseguir isso é um horror!
    Tenho várias amigas que fazem isso e minha irmã faz com meu sobrinho de 6 anos. Que só agora tá começando a dormir na cama dele. O marido dorme em outra cama pro filho poder dormir com elas! Absurdo total.
    Vc é minha ídala e agora mais ainda!! Muah!!

    Ps.: Eu ia adorar ter alguem mexendo no meu cabelo pra dormir! ahahahahahahahahaha

  16. Rosa Mônica

    Ai Jane, o Tiago ñ quer nosso quarto, mas quer que eu fique no dele… Já fiz de tudo, mas o moleque insiste e persiste , mas agora em julho ele vai completar 3 anos e vou dá um jeito.
    Adorei a negociação do João.
    Bjs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s