Cidade Limpa e eleições

Aqui em São Paulo tem uma tal Lei Cidade Limpa, que obrigou os comerciantes a diminuirem muito os letreiros em frente às lojas e comércios em geral, incluindo grandes redes, como o Mc Donald’s, por exemplo, que teve que reduzir o famoso M à um eminho qualquer.

Com isso, há três anos os moradores de São Paulo se habituaram com a cidade realmente limpa da poluição visual, sem cartazes, bunners, placas, e confusão pelas ruas.

Só que durante as eleições a Lei foi banida ou “afrouxada” – não sei – de modo que tem foto de candidato pra todo lado. Eu twittei a respeito e um assessor do Montoro já tratou de me responder, alegando legalidade e tals, e me perguntando se eu achei a propaganda grande.

Na verdade, eu não achei grande, mas achei totalmente gritante numa “Cidade Limpa”. Não só a do Montoro, mas a de todos os candidatos que fazem propaganda na rua.

É estranho ver uma lei regredir em nome da eleição, justamente pra exibir um monte de foto de gente feia, porque cá entre nós, a cara dos candidatos, via de regra, é de amargar!

Para ilustrar, descontrair e fazer pensar, segue foto de Manhattan durante uma “faxina”. Foto daqui.

Anúncios

16 comentários sobre “Cidade Limpa e eleições

  1. Aqui em Brasília temos uma lei parecida. Inclusive foram tirados todos os outdoors do centro da cidade e é proibido colocar faixas nos canteiros. Acontece que a lei também foi “afrouxada” para os candidatos. E o que vemos agora é um mar de cartazes, faixas e placas espalhados por todas as laterais das ruas da cidade. Lamentável.

    A única coisa boa é que eles são obrigados a tirar tudo de noite, não pode deixar lá pra “dormir”. Mesmo assim, a poluição visual durante o dia é de lascar…

    Beijos

  2. Amei essa lei! Ficou até mais seguro, porque tudo ficou mais claro, os espaços mais abertos.
    Poderia vingar em todo o país.
    E quanto às eleições… Sem comentários. Imagina a gringaiada… Deve prirar, porque duvido que em outro lugar no mundo tenha tanta gente (E FEIA) se candidatando pra qq cargo!
    Uó!

    Beijos linda!

  3. Aqui no Rio não tem essa tal de Cidade Limpa. Mas nunca foi tão poluído visualmente. Pelo menos EU não acho.
    O problema das eleições e dos cartazes realmente é o excesso. Aqui pelo q to entendendo (e vendo) cada bunner, plaquinha ou qq coisa de candidato tem q ter um caboclo segurando. Ai sempre tem uma pracinha, com 6 ou 7 caboclos (feios e pobrinhos) ao lado de uma plaquinha de um candidato (tão feio quanto os caboclos). Resumo: cidade repleta de gente feia se expondo. Aff.

  4. é interessante que, quando estou em outra cidade, acho estranhíssimo ver aquele monte de cartazes, outdoors, letreiros, faixas etc.
    meu olho já se acostumou às ruas “limpas” de são paulo, e agora tem dificuldade de se localizar no meio da “sujeira”. e propaganda de político e o maior exemplo de sujeira, né?

    bj

  5. lu kowalski

    Aqui na minha cidade (Balneario Camboriu-SC) ta uma poluição sonora e visual de amargar…além dos cabos eleitorais enfiando santinho na cara da gente, tem os q ficam agitando bandeira e tem um candidato q não satisfeito com santinhos (ha ha), bandeiras, carro de som, ainda mandou fazer um painéis de tamanho natural e coloca na cidade, como se alguém quisesse parar ao lado e tirar uma foto…é inacreditável como a lei afrouxa pra uns em época de eleição.

  6. Gente…um absurdo mesmo…pelo visto, uma lei tão legal, boa para todos…impressionante como em época de eleições, tudo pode…aff

    Amore, post com a fotinha das suas unhas lá no blog…

    Bjks

  7. É Jane, eu acho que está muito melhor em relação às últimas eleições, mas ainda tem que melhorar muito, há um mês atrás não tinham tantas propagandas assim, agora aumentaram, imagina no final de semana das eleições?
    Eu também estou pê da vida com essas propagandas e quando vejo uma, quero tirar de lá. Espero que nas próximas eleições tenha zero de propaganda (porque eu sou que nem a Pollyanna).

  8. Nem acredito que tu me visitou hehehehe.
    Pois é, filha pré adolescente( 11 anos) quer cozinhar, resolveu fazer bolo, tem que incentivar né rsrsrs.Mas é dureza resistir!!Amanhã mando um pedaço grande pra vó dela e me livro rsrsrs.Beijosss

  9. Épocas de eleição são mesmo as piores pra se manter a limpeza. Visual, e até sonora (aqueles carros de som estressam), e isso numa cidade pequena, imagine aí…
    Bom, tem um selo um bocado antigo lá no blog pra você. As coisas andaram meio corridas, desculpe por nao ter avisado antes.
    Beijos!

  10. Soraya

    Por falar em limpeza, poderia me ajudar na limpeza de uma “cagada fenomenal” que fiz, Jane ? Se sim, por favor, responda no e-mail que está ai.
    Grata.

  11. luciana

    Nossa, Janoca,
    Já imaginou os pulmões de Manhattan??
    Meeedo dessa foto para descontrair!!! :o)
    Sobre os candidatos um amigo deu a sugestão no tuiter, voadora naqueles cavaletinhos!!!
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s