Visto para os Estados Unidos

Amores da televisão, como alguns de vocês devem saber, fomos pra Disney nas férias e eu pretendo ir fazendo posts com relatos e experiências que possam servir de ajuda pra alguém que vá um dia.

Vou começar a série pelo começo, ou seja, pelo o VISTO para os Estados Unidos, que é um detalhe chatonildo e complicadinho, porém que com um pouco de boa vontade e fé sai facim facim.

O primeiro passo é entrar no site Consulado Americano (clica aqui) . Então você deverá recolher uma taxa, que pode ser paga on line, com a qual você terá direito a entrar no site e avançar no preenchimento dos formulários, além de poder agendar a data para a entrevista.

É bom ter em mente que as datas para agendamento variam de estado para estado, porém deve-se considerar uma espera de uns 100 dias, aproximvadamente. No site tem os prazos dos consulados.

Recolhida a taxa e agendada a data para a entrevista, você deve preencher um Formulário DS-160, o qual será enviado on line para o local da sua entrevista. Para começar a preencher clique em Start Aplication e manda bala.

As dicas sobre o Formulário são:

– Salve sempre, mesmo que o site garanta que há um salvamento automático, porque o preenchimento expira após alguns minutos e você pode perder tudo o que preencheu.

– Salve com o nome da pessoa que está tirando o Visto. Deve ser preenchido um formulário por Visto, mesmo que seja de criança, que não precisa ir à entrevista porém precisa de Formulário e Visto no passaporte.

– Feito um formulário completo para um membro da família, você pode fazer um Upload, salvar com outro nome, e recomeçar para a outra pessoa. Isso vale porque muitos dados são os mesmos para a família toda, tais como endereço residencial, local que você vai ficar hospedado, objetivo da viagem, etc.

– Quando você for tirar a foto para o Visto (foto recente de rosto 5×7 ou  5×5), já peça uma via digital, porque no formulário precisa fazer upload da foto.

– Depois do formulário todo preenchido, com foto, tudo bonitinho, você envia on line para o consulado e imprime uma via. IMPORTANTE: Imprima em impressoa a laser, porque nas jato de tinta o leitor de código de barras do consulado pode dar pau, e aí…. aí tem que preencher o formulário de novo, voando, num despachante espertinho na porta do consulado.

– Salve o formulário em um pen drive que deve ir junto no dia da entrevista, porque se houver qualquer problema você recupera os dados e imprime novamente a folha de confirmação.

– Recolha a taxa de visto no Citibank (detalhes aqui) e espere a data da sua entrevista.

No dia da entrevista, comparecer ao consulado com:

  • Página de confirmação do preenchimento online do Formulário DS-160 (impressa em impressora a laser, preferencialmente); 
  • Passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de viagem;
  • Um foto 5x5cm (ou 5x7cm), com fundo branco, tirada há, no máximo, seis meses (igual à que aparece no formulário)  e
  • comprovante de pagamento da taxa de solicitação de visto (no valor equivalente em reais), a qual deverá ser paga com antecedência numa agência autorizada Citibank.

Mais informações aqui.

De dica esperta, deixo:

– O horário da entrevista é um horário para várias pessoas, mas o atendimento é por ordem de chegada, com senha.

– Não pode entrar no consulado com pen drive, telefone celular, nada eletrônico. Portanto, deixe tudo organizadinho no carro ou pague alguns reaizinhos para os despachantes amigos guardarem suas coisas nos guarda volume.

– Leve os formulários, as fotos, e todos os outros arquivos digitais no pen drive, porque se der um quiprocó você atravessa a rua e apenas imprime novamente. Isso porque os despachantes fazem de tudo, preenchem os formulários de novo, pagam as taxas caso você esqueça, mas cobram bem cobrado por isso.

– Leve documentos comprobatórios sobre sua vida, trabalho, casa, vínculos, mas não se iluda: eles perguntam só o básico na entrevista, falam conosco através de um vidro blindado, e não darão grandes chances para você se explicar caso fique alguma dúvida. Por isso, preencha tudo corretamente e fale o mínimo solicitado!

– Crianças não precisam ir à entrevista, mas devem ter visto. Não leve seu filho na ilusão de obter com isso alguma vantagem tipo passar na frente, porque pelo que eu vi, pelo menos aqui em São Paulo, dentro do Consulado não há exceção. Lá, somos todos irmãos (nivelados por baixo). A prova disso é que o Jairzinho, meu ídolo-kid da Turma do Balão Mágico, estava depois de mim na fila.

Anúncios

16 comentários sobre “Visto para os Estados Unidos

  1. Monica Louize

    Oi Jane Querida!

    Ai que massa, pena que não encontrei um PAP desses quando fui tiraro meu!!
    Na fila, nivelada por baixo (amei!!!) comigo estava o João Marcelo Bôscoli… foi engraçado porque ele estava com uma acessora.
    Ou ele é burrico, ou… sei lá, não pensei em outra coisa!!!

    Vc conta da viagem depois?!?!?

    Beijosss

  2. nossa, que ânimo o seu!
    que coisa triste isso né!!

    quando eu morava nos usa, um dia na sala de aula, o professor de filosofia perguntou o que era preciso pra viajar pro exterior. eu era a única estrangeira na sala. todos os estadosunidenses disseram que era grana. eu a única calada. o professor então me olha com uma carinha boa e pergunta se eu concordava. eu disse então que o que é preciso é permissão, é visto porque infelizmente nós não somos livres pra ir e vir como lindamente meu pai tentava me provar ao contrário.

    hoje eu peguei meu visto pro camboja, online. em menos de 10 minutos eu recebi um email com a confirmação do “landing-visa”! e assim é o procedimento para vários países da ásia!

  3. Lembra da pulseira???

    Empresa que fabrica pulseira quântica é multada por propaganda enganosa na Espanha

    A associação dos consumidores espanhola Facua entrou com uma ação contra a empresa em abril deste ano.

    A promessa de que suas pulseiras “contêm um holograma que armazena frequências que reagem positivamente ao campo de energia natural do seu corpo para melhorar a força, equilíbrio e flexibilidade”, custou à Power Balance na Espanha o equivalente ao preço de 428 pulseiras: 15.000 euros. Esse valor é referente à multa aplicada pelo governo por propaganda enganosa, de acordo com o jornal “El País”.

    Ela considera a pulseira “ridícula”.

    A Power Balance já vendeu mais de 300 mil pulseiras em toda Espanha, que custam entre 35 e 42 euros.

    Segundo o periódico, o site da empresa encontra-se temporariamente indisponível.

    No total, a Facua arquivou 14 denúncias sobre este tipo de produto, uma para cada marca de pulseiras milagrosas detectada.

    As empresas que distribuem essas pulseiras demonstram seus efeitos com base em testes de equilíbrio, mas não há relatos científicos que justificam esses efeitos. Em maio, um estudo da Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade Politécnica de Madri, com 79 voluntários, constatou que os braceletes não têm efeito. “Os resultados nos levam a concluir que as pulseiras Power Balance não têm qualquer efeito sobre o equilíbrio, nem mesmo efeito placebo”, disse o líder do estudo, Jesus Javier Rojo, médico e professor de saúde e desempenho humano, ao jornal El País.

    Dois surfistas da Califórnia, os irmãos Rodarmel, são responsáveis pela invenção que conquistou milhares de pessoas. O sucesso na Espanha foi imediato e acompanhada por uma política agressiva de patrocínio de eventos.

    Em abril, o Instituto Nacional do Consumidor (dependente do Ministério da Saúde espanhol) enviou uma mensagem às comunidades autônomas, advertindo que estas pulseiras fazem publicidade enganosa.

    NO BRASIL

    A propaganda dos fins terapéuticos das pulseiras bioquânticas está suspensa no Brasil desde o dia 3 de setembro deste ano, quando a determinação foi publicada pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) no Diário Oficial da União.

    Tanto a revendedora da empresa Power Balance (americana) quanto a Life Extreme (brasileira) foram proibidas de alardear supostos efeitos como a melhora do equilíbrio e o estímulo da circulação sanguínea.

    Segundo informou a assessoria de imprensa da Vigilância Sanitária, as companhias se comprometeram a retirar a propaganda de seus sites e outros meios de comunicação. Desde então, segundo a Anvisa, não foram encontradas irregularidades.

    Caso infringissem a determinação, as multas às empresas poderiam variar de R$ 2.000 a até R$ 1,5 milhão.

    http://www.fundacaounimed.org.br/site/interna.aspx?id=19&idt=3&cont=6107&ic=1

    Bjos!

  4. Lenita

    Vixe! Isso não é uma viagem.
    É uma epopeia!

    Mesmo assim, não me lembro de alguém, antes, ter dado tantas dicas tão bem explicadinhas.
    Thank you, darling!

    Bjs

  5. Vera Guglielmi

    Jane,

    Já tirei e renovei o visto algumas vezes e o seu roteiro está perfeito.

    Graças a uma acordo dos Estados Unidos com o México, agora o visto americano também é valido para a entrada no México, pois vou lhe dizer …. O visto mexicano é mil vezes mais chato.

    No dia da entrevista, TODOS precisam ir, sem exceção. Então tive que levar meus dois filhos (4 e 5 anos) e você precisa levar uma tonelada de documentos, original e cópia, pois eles conferem e ficam com todas as cópias. Do documento usado para eu provar minha renda (levei extrato bancário, comprovante de cartão de crédito e IR), tive que sair do Consulado Mexicano e tirar mais 2 cópias de todos os meus documentos para serem anexados na pasta deles.

  6. Vanessa Bacilieri

    Eu e meu marido já possuímos o visto, mas adensamos entrega de documentos e entrevista para nosso filho de 4 anos tirar o visto EUA. É preciso o comparecimento dos pais ou de um deles, ou um despachante pode comparecer em nosso lugar? A crianca precisa ir? No caso de poder despachante, temos que fazer procuração? Quais os poderes necessários?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s