Tender, a cara do Natal

Quando me perguntaram o que eu levaria na ceia já fui logo me habilitando a fazer um tender. Isso porque eu tinha ouvido falar que era muito fácil, uma coisa pá pum.

Na hora H, cadê? Não sabia muito por onde começar e perguntei no twitter se alguem sabia como fazia. Tá. É fácil. Mas fácil como?

Até que a Luci, que é sabida e crafter de primeira,  me mandou a receita ilustrada de como se prepra um tender deglícia, daqueles que não decepcionam jamais.

Quer aprender também?

 

O tender já vem praticamente pronto, é só darmos um up nele.
Primeiro vc corta a casca dele fazendo quadrados como na foto que lhe mandei. Use a ponta da faca, e não corte muito fundo. Isso é para o tempero entrar. Veja que na foto enfeitam com cravos, eu não uso porque não gosto do sabor. Fica a seus critério. Numa bacia plástica prepare o tempero para deixar de uma dia para o outro. Uso sal , alho espremido  e suco de laranja, pode ser umas 3 ou quatro laranjas. Dá um sabor super especial. Não use muito sal porque ele já vem com algum tempero. Coloque-o nesse tempero e de vez enquando vai lá e vai virando ele, tipo de 15 em 15 minutos. Prepare assim umas duas h antes de assar Use tb uma colher, e pegue esse molho e vai jogando nele todo.
Uma forma de variar é colocar um pouco de vinho branco nesse molho, o álcool evapora quando vc assá-lo. Também pode fazer o molho só com o vinho, sal e alho.
Se vc gostar pode colocar nos dois molhos, uma colher de mostarda.
 
Passe tudo para um tabuleiro, cubra com papel alumínio e leve ao forno por uns 40min e aí tire o papel alumínio. Muito cuidado com o vapor, viu? Ele já estrá bem cozido e agora deixe uns 30 min para dourar. Durante esses 30 min vai sempre regando-o com o molho que está no tabuleiro.
 
Depois de pronto você pode colocar na travessa e enfeitar ao redor com o que quiser, frutas em calda, farofa (tenho uma receita fácil e maravilhosa se quiser), e algumas pessoas jogam fios de ovos por cima.
EDITADO: AS MENINAS ESTÃO DEIXANDO VÁRIAS DICAS VALIOSAS NOS COMENTÁRIOS, NÃO DEIXEM DE CONFERIR.
Anúncios

18 comentários sobre “Tender, a cara do Natal

  1. Jackelyne Borges

    Eu nunca comi tender no natal (drama, violinos, lágrimas), aqui em casa já teve de tudo: de peru a churrasco, mas tender sempre foi meu sonho (alô Gugu!). Quem sabe este ano eu tome vergonha e experimente, gostei da ideia e da receita!
    BJO

  2. ana

    achei interessante a idéia do molho, mas acrescento um comentário: 40 minutos assando é demais. ele já vem pronto, bastam 20 para dar uma tostada, por isso é tão fácil. abs. Feliz Natal a todos!

  3. tender tem por aqui tambem, mas esse ano vou passar num hotel com a familia tamanquinho. As criancas adoram (tem Papai Noel chegando com fumaca, foguinho e trazendo presentes), orquestra de repertorio cafona (la Bamba, Elvis Presley, Frank Sinatra, Lady Gaga, Garota de Ipanema), mas em compensacao um bufe de jantar maravilhoso e um brunch de sonho… encaro pelo quarto ano. 5 kilos mais gorda no dia 26, uahahahaa!
    Bom Jane, Feliz Natal para voce e para os seus, tudo de bom!

  4. Adoro tender e este sera o segundo ano-novo que levaremos pra viagem justamente porque é gostoso e mto prático (e sim, eu sou supersticiosa e só como peixe ou porco na virada do ano rs).
    Valeu pela dica!
    A propósito, oq é crafter?
    Ah, Jane, agradecendo pela dica, tenho mais uma coisa a dizer: Sally Hansen Instant Cuticle Remover (Tabajator) é tudo na vida! =)

    1. Jane Murback

      Gatnnnnn, fala srio o redutor de cutcula matador? Crafter so as minas que fazem craft (artesanato). Nem sei se a palavra essa, eu inventei HAHAHAHA. Bjos e boa viagem, bom tender. Jane

      1. Jane Murback

        Onde meu blog quer chegar com essa resposta cheia de caracteres estranhos? Já já os fiscais do erro vão vir aqui me detonar.
        Era pra ter respondido diretamente pra Miss X, perdão platéia.

      2. Hahaha, relaxa, eu entendi rs…
        Então, obrigada pelo esclarecimento sobre as crafters (acho q inventei sobre sua invenção rs) pq joguei no sto Google e só aparecia a marca de guitarra. Tentei fazer uma conexão sobre tender + guitarras, oq obviamente não deu certo.
        =p
        Boas festas!

  5. Yara

    Ano passado fiz, mas nem deixei no tempero, taquei direto no forno com o molhinho de laranja, foi rapidinho mesmo (20 minutos coberto e mais uns 10 descoberto, pra dourar). E fatiei com a faca elétrica, pra ficar bem fininho – rende mais e fica mais gostoso.

    Pra acompanhar, experimentem dourar na frigideira fatias de abacaxi com um pouco de manteiga. Fica uma delícia!

  6. Renata Cunhada

    Nem me preocupei com o que tenho de levar (cozinhar, preparar, ralar…) quem cozinha em casa é o maridão!!!

    Agora se o tender ficar gostoso eu anuncio aqui mesmo pois esperimentarei o “dito cujo” em primeira mão!!!

  7. Que bom que a receita foi sucesso aqui! Eu deixo mais tempo assando porque gosto beem macio. De qualquer forma, or já fazer há muito tempo, sou meio de olho com as coisas, observo e vou vendo se já está bom. Tempo depende também do forno de cada um.

    E então? Fez?

    beijosssss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s